Allink Neutral Provider
pt
A história do comex que não está na internet: homenagem da Allink ao dia do comércio exterior - Allink Neutral Provider
Há mais de 2 séculos, no dia 28 de janeiro de 1808, foi assinada e decretada a abertura dos portos por Dom João VI. Desde então, podemos transitar entre fronteiras com destino a outros territórios, assim como receber aqueles que vêm de terras estrangeiras. Desde então, estamos construindo a história do comércio exterior no Brasil.

Na Allink, somos apaixonados pelo comex e tivemos o desejo de compartilhar essa paixão com outras pessoas. Então, entre os dias 24 e 28 de janeiro, enviamos para os nossos clientes um conteúdo muito especial, desenvolvido por nós para celebrar o dia do comércio exterior a semana inteira.

Felizmente, esse conteúdo materializou o nosso desejo de partilha! Muitos se lembraram do passado, puderam avaliar o quanto as práticas do comércio exterior melhoraram até o presente e até souberam de algumas novidades que estão vindo por aí!

O resultado dificilmente seria diferente. Entrevistamos profissionais que, além do currículo extenso e diversificado dentro do comex, são pessoas articuladas, apaixonadas pelo que fazem e muito interessantes.

Elas trouxeram visões únicas sobre as transformações no fazer do comércio exterior a partir da transição do analógico para o digital e os impactos disso para o presente e para o futuro. Saiba mais sobre essa ação e prossiga para acessar esse conteúdo único!


Que dia é hoje?

Independentemente de você ter encontrado esse texto no dia do comércio exterior ou não, saiba que você está diante de uma preciosidade para qualquer tempo!


A fim de homenagear o dia do comex, falamos sobre a transição das práticas analógicas a partir da informatização, relembramos meios de comunicação obsoletos que já foram fundamentais e até revolucionários, conversamos sobre pioneirismo e visão de oportunidades a partir do Guia Marítimo e sobre transformações nas políticas que regulam o comércio exterior.

O que torna cada conteúdo desta saga tão especial é que cada tema foi abordado não apenas a partir de teorias, leis e etc. Os temas foram abordados a partir da experiência de pessoas que fazem o comex acontecer, que vivem as rotinas de importação e exportação há décadas. E de tão apaixonadas, mesmo aquelas que começaram cedo continuam no mercado!


Um pouco sobre os profissionais que entrevistamos para celebrar o dia do comércio exterior

O currículo mais amplo dos nossos entrevistados você vai encontrar em cada conteúdo que vamos compartilhar com você, mas falaremos um pouco sobre a gramatura profissional dessas figuras que nos presentearam uma conversa rica, leve e, em certos momentos, até mesmo divertida!


Davi Brandão - Blue Route

Nosso primeiro entrevistado foi o Davi, que trabalha atualmente na Blue Route, mas começou sua trajetória no comércio exterior nos anos 80. É com ele que começamos o assunto, relembrando como eram os processos aduaneiros no Brasil antes da informatização e, ainda, como a transformação digital foi recebida em seus primórdios na área.


Carla Vieira - Allink

Continuamos com Carla, responsável pelo marketing da Allink, que entrevistou os demais, contribuindo com intervenções pertinentes e depoimentos muito ricos sobre sua experiência, que também começou antes do computador dominar o mundo. Ela traz relatos sobre quando os meios de comunicação à distância auxiliaram bastante em comparação ao processo artesanal de antes, mas ainda eram bem problemáticos.


Martin von Simson - Guia Marítimo

Em seguida, conversamos com Martin, que junto à Tadeusz Polakiewicz, fundou um instrumento que revolucionou o comex brasileiro: a revista Guia Marítimo. Ele nos conta como aconteceu a fundação da revista, expansão com outros produtos e um pouco sobre suas apostas atuais para o comércio exterior a partir do Grupo Guia.


Kátia Papacidio - KPC Consultoria

Kátia, que, por sinal, é consultora da Allink, nos brinda com uma fala articulada e esclarecedora sobre as políticas que regulam o comércio exterior no Brasil, seus avanços, problemas e perspectivas. Nossa conversa com ela alinhou a discussão principalmente sobre os avanços tecnológicos com o elemento humano, fundamental para os rumos de qualquer processo de evolução.


Sobre o que falamos em nossas conversas para homenagear o dia do comércio exterior?

Começamos nosso trajeto relembrando o fazer do comex na era analógica, a partir dos anos 80. Trazemos trechos de uma entrevista muito leve e divertida com Davi Brandão Tavares, que vivenciou esse processo, a implantação do Siscomex e tece traz relatos interessantíssimos sobre este momento histórico.


Caminhando um pouco no tempo, passamos pelos meios de comunicação intermediários, que antes da era da internet, começaram uma primeira revolução no fazer do comércio exterior. Sou eu, Carla Vieira, que traz depoimentos sobre como esses recursos funcionavam nos anos 90, antes mesmo de termos uma conta de e-mail acessível, como é corriqueiro hoje em dia.

Observamos várias vezes no decorrer do material que nem toda a evolução do comércio exterior diz respeito aos aparatos tech e a entrevista que fizemos com Martin Von Simson, fundador do Guia Marítimo junto ao Tadeusz Polakiewicz confirma. A revista revolucionou o campo trazendo novos raciocínios, que anteciparam estratégias e processos que estão ditando a lógica de aplicativos e do marketing digital atualmente.

E para reforçar a importância do aspecto humano como quem comanda o navio do comércio exterior, discutimos sobre as transformações nas políticas e metodologias na construção dos modos de fazer comex no brasil, que trazem consigo os elementos de integração, relação e comunicação entre pessoas e instituições. Kátia Papacidio, que participou e participa de processos como sistemas, normas e outros procedimentos têm evoluído, das dificuldades existentes, das mudanças necessárias e algumas perspectivas para o futuro.

Para finalizar, você vai conhecer um pouco sobre uma das empresas relevantes que fez e faz parte dessa história: a Allink!


Você está convidado a embarcar na história da evolução do comércio exterior brasileiro!

Procuramos preservar em todo o material que elaboramos o prazer único que uma conversa tem. O que torna o conhecimento que acessamos mais leve, interessante e até conquista nossa memória mais facilmente.


Você quer conversar com a gente sobre a evolução do comércio exterior? Então, escolha o seu ponto de embarque e vamos zarpar!

Bem-vindo à bordo do comex analógico!

Aqui você descobre como era fazer comércio exterior antes da informatização, quando o jeito para tudo era sair do lugar.

Outras fronteiras antes do digital.

Consegue imaginar como era se comunicar no dia a dia do comércio exterior antes da tecnologia de comunicação à distância? Aqui, quem viveu isso fala do assunto!

O guia do aventureiro do comex.

Você já ouviu falar no Guia Marítimo? A revista que revolucionou as práticas do comércio exterior brasileiro prova que a inteligência humana é a base de qualquer evolução.

O comex é a ciência do encontro.

Organização, metodologias, leis, normas, estratégias: é o encontro entre pessoas e instituições que determina os limites da evolução do comex.

A Allink na história do comex.

Conheça a Allink, que há mais de 25 anos vem fazendo história no comércio exterior brasileiro e idealizou esse material.

Próxima
publicação

Seja o primeiro a saber das novidades e notícias do mundo