Allink Neutral Provider
pt
A ALLINK NA HISTÓRIA DO COMEX - Allink Neutral Provider
Série especial:

O Comex do analógico ao digital: para relembrar o passado, conhecer o presente, refletir sobre o futuro!

Conteúdo exclusivo sobre o caminho do comércio exterior brasileiro!


Aqui na Allink nós somos apaixonados pelo comércio exterior, então, pensamos em algo especial para homenagear essa ciência única que é parte fundamental da evolução do mundo.


Desse desejo, nasceu esse material, que reúne relatos, pesquisas e reflexões sobre a evolução do comex no Brasil a partir da informatização dos processos até os dias atuais e, de bônus, algumas perspectivas para o futuro.


A seguir você poderá embarcar em uma jornada única, que traz informações que não se encontra no Google: visões e relatos que vem da experiência cotidiana no fazer do comércio exterior por profissionais com riquíssima experiência na área!


Comandante desse trajeto:


Carla Vieira - Allink: Idealizadora dessa viagem!

Atua no comércio exterior desde 1998, passando por diversos setores. Trabalhou com os segmentos de importação, exportação, agente de carga, comissária, despacho, dentre outros. Atualmente é responsável pelo marketing da Allink, empresa na qual trabalha há 10 anos. Carla foi responsável pela idealização e realização das ações da semana do comex, incluindo as entrevistas que resultaram no presente material.


____________________________________________________________________________________________________

EU FAÇO, TU FAZES, ELES FAZEM, NÓS FAZEMOS PARTE DA HISTÓRIA DO COMEX BRASILEIRO!

Há mais de 2 séculos, no dia 28 de janeiro de 1808, foi assinada e decretada a abertura dos portos por Dom João VI. Desde então, podemos transitar entre fronteiras com destino a outros territórios, assim como receber aqueles que vêm de terras estrangeiras. Desde então, estamos construindo a história do comércio exterior no Brasil.


AS COORDENADAS PARA O FUTURO DO COMEX SÃO FEITAS DE DESAFIOS

Embarquei há 10 nos atrás no desafio de trabalhar na Allink com marketing embasado em dados e descobri que essa área tem tudo a ver com comércio exterior: muita maluquice, muita correria, cada dia é um dia diferente. Na minha experiência, o marketing tem se mostrado um dos veículos para navegar as águas do virtual e expandir as noções de comércio exterior de uma forma muito eficiente.

Diante desse histórico, eu quis compartilhar minha paixão pela articulação entre relações, comércio exterior, tecnologias e, é claro, pelo marketing, convidando vocês a navegarem e voarem comigo por meio dessas conversas para pensar o trajeto que fizemos, onde estamos e para onde vamos. Espero que tenham gostado da viagem!

O LUGAR ONDE TRABALHAMOS É DETERMINANTE PARA A NOSSA TRAJETÓRIA


Vejam o que eu encontrei entre minhas recordações! Uma foto do anúncio de página dupla de quando ganhamos o prêmio de Melhor NVOCC do Brasil no Guia Marítimo!

Algo que preciso dizer, é que se posso fazer essa viagem hoje é porque, coerente com a abertura dos portos e com a premissa de que o Comex se faz pela fluidez das águas, a Allink proporcionou um espaço aberto para exploração, inovação e expansão!


ORGULHO DE FAZER PARTE DA HISTÓRIA DA ALLINK

A Allink é um consolidador de carga LCL (NVOCC), aérea e demais serviços da cadeira logísica que há 28 anos faz parte da história do comércio exterior brasileiro. Hoje, faço parte de uma empresa que:

  • Entre 1997 e 2000, recebeu os 4 prêmios da Revista Global Guia Marítimo na categoria “Melhor Qualidade e Pontualidade em Atendimento”;
  • Premiada como Melhor NVOCC pela revista Trade and Transport em 2000;
  • Em 2013 recebeu o 5º prêmio da Revista Guia Marítimo, dessa vez como Melhor NVOCC do Brasil;
  • Conquistou o selo Great Place to Work em 2016 e 2017, destacando-se no último como uma das melhores empresas para trabalhar na América Latina (e eu concordo!).
Além de tudo isso, a Allink ampliou seus horizontes de atuação no percurso trazendo outros produtos como a Allink Air, Allink Service, minha carga segura, dentre outros, em consonância com as transformações do Comex.

Agradeço pela oportunidade de fazer parte dessa história e aproveito para estender a homenagem a todos os entes que comandam os navios e aviões do comércio exterior brasileiro.

Bom! Exploramos águas passadas, refletimos sobre o presente e sonhamos com o futuro. Agradeço a todos que navegam conosco nesse percurso de conversas e também por fazerem, todos os dias, o comércio exterior acontecer.

Parece que chegamos ao nosso destino, certo? Nada disso! Avante, navegantes! Um ponto de chegada é sempre mais um ponto de partida. Continuemos a nos movimentar, a evolução do comex prossegue!

E para continuar conversando com a Allink, conhecendo nossas ideias, produções e serviços, fica a dica: NAVEGUE no nosso site e siga a Allink nas redes sociais!


Se você quiser conferir o trajeto anterior, vem aqui:

O comex é a ciência do encontro.
Organização, metodologias, leis, normas, estratégias: é o encontro entre pessoas e instituições que determina os limites da evolução do comex.
Próxima
publicação

Seja o primeiro a saber das novidades e notícias do mundo