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Um avião está voando sobre um navio de carga cheio de contêineres.
Por Equipe Allink 7 de novembro de 2024
Neste artigo, você vai aprender a realizar uma cotação mais precisa de frete internacional.
Uma mulher usando capacete e fones de ouvido está segurando uma prancheta.
Por Equipe Allink 19 de dezembro de 2023
Agentes de carga e despachantes aduaneiros, por vezes, enfrentam problemas no processo de cotação de frete LCL. Estes problemas têm origem em dúvidas frequentes que podem ser respondidas de forma bem objetiva. Ao mergulhar nas nuances da Cotação do Frete LCL, não apenas desvendamos os procedimentos e documentos necessários, mas também responderemos as dúvidas mais frequentes que surgem nesse processo. O que é a cotação de frete LCL? No universo do transporte marítimo, a Cotação do Frete LCL destaca-se como uma ferramenta crucial para agentes de carga e despachantes aduaneiros. Este processo, essencialmente, refere-se à solicitação de preços para o transporte internacional de cargas na modalidade LCL, que não preenchem um contêiner inteiro, sendo consolidadas com outros exportadores mercadorias no mesmo contêiner. Principais dúvidas sobre a cotação do frete LCL Quais documentos são necessários para realizar a cotação? Para realizar uma cotação de frete LCL eficiente, o ideal é ter alguns documentos como: > Invoice (Fatura) ou Proforma Invoice: Documento que detalha os produtos a serem transportados, indicando valores e quantidades, bem como o Incoterms acordado entre as partes > Packing List (Lista de Embarque: Informa as características das embalagens, quantidade e tamanho dos volumes e detalhes sobre cada item > MSDS (Material Safety Data Sheet): O MSDS é necessário se a carga for classificada como perigosa (IMO). Este documento contém informações sobre a segurança e características químicas da carga perigosa. > Informações Aduaneiras: Certifique-se de ter informações aduaneiras atualizadas para evitar complicações durante o processo de transporte, como LI, etc > Documentos Específicos: Dependendo da natureza da carga e dos países envolvidos, podem ser necessários documentos específicos. Consultar as regulamentações do país de origem e destino é crucial. Quais informações são necessárias para realizar a cotação? Ao solicitar uma cotação de frete LCL, fornecer informações detalhadas é fundamental. As principais informações a serem incluídas na cotação são: > Peso por Volume: Indique o peso por volume da carga, pois isso afeta diretamente ocusto do frete e a aceitação da carga nos portos envolvidos. > Quantidade de Volumes e Embalagem: Especifique o número total de volumes e forneça detalhes sobre a embalagem de cada volume. Dê preferência para otimizar os volumes usando pallets e stretch. Isso traz mais segurança e mitiga risco de avaria. > Dimensões da Carga: Forneça as dimensões precisas da carga, incluindo comprimento, largura e altura de cada volume, para análise do aceite da carga e otimizar o espaço utilizado no contêiner > Descrição Detalhada da Mercadoria: Descreva detalhadamente a mercadoria, o que é crucial para determinar os requisitos de manuseio e estiva, como aceite de embarque. Tenha sempre em mãos o NCM. Muitas vezes a carga pode ter algum tipo de restrição no destino e só é possível consultar tendo o NCM. > Carga Perigosa (Se Aplicável): Se a carga for classificada como perigosa, envie o MSDS. Ele é fundamental para checar aceite de carga. > Empilhamento e Espaço Ocupado: Esclareça se a carga pode ser empilhável e até quantos níveis, auxiliando na otimização do espaço no contêiner e cálculo correto do frete > Informações Adicionais (Opcional): Inclua informações específicas sobre restrições de rota, necessidades de armazenamento especial ou requisitos particulares da carga. > Experiências Anteriores Relevantes: Compartilhe experiências anteriores relevantes, como restrições legais ou casos específicos, para evitar problemas semelhantes. > Porto de embarque e destino: é primordial que seja dito qual porto de embarque e não apenas o país. Caso não saiba, o NVOCC pode te auxiliar utilizando o endereço de onde a carga está. > Urgência da carga: tenha sempre em mente que nem sempre o mais barato vai resolver seu problema. Saiba qual data você precisa da carga no Brasil (importação) ou quando será entregue no porto (exportação). Isso vai auxiliar o NVOCC a encontrar uma solução logística que não apenas atenda a questão custo, mas também prazo. Qual é o tempo estimado de trânsito para envio na modalidade LCL? O tempo de trânsito no LCL pode ser impactado por diversos elementos, como a rota escolhida, frequência do serviço, condições climáticas e a complexidade do processo alfandegário nos países e nos portos de origem e destino. Obter informações detalhadas do NVOCC sobre o tempo estimado de trânsito ajuda no planejamento logístico e na gestão de prazos. Quais são as opções de seguro disponíveis no LCL? Assegurar a carga durante o transporte é essencial. A cobertura do seguro vai variar de acordo com a mercadoria, valor envolvido, incoterms, país, etc.. Discutir as opções com o NVOCC e adquirir a cobertura adequada proporciona tranquilidade em casos de imprevistos. Para garantir agilidade com transparência, neutralidade e ética, a Allink, em colaboração com a Korsa Seguros, desenvolveu o "Minha Carga Segura". Este produto exclusivo atende às necessidades dos agentes de carga e despachantes aduaneiros. Sem burocracia, oferece seguro para 100% dos embarques da Allink. Embarcou com a Allink sua carga está assegurada , sem burocracia!. Para saber como funciona, solicite a cotação do seguro juntamente com a do frete. Conclusão Ao desbravar os caminhos complexos da Cotação de Frete LCL, abrimos as portas para um entendimento mais profundo e eficiente do transporte marítimo. Ao longo deste artigo, enfrentamos as dúvidas mais frequentes que permeiam esse processo, desde a documentação necessária até os detalhes cruciais para uma cotação eficiente. Os agentes de carga e despachantes aduaneiros, muitas vezes desafiados por questões logísticas, estão melhor equipados para navegar pelo mundo da Cotação de Frete LCL. À medida que exploramos os desafios e soluções, convidamos você a aprofundar seus conhecimentos. Conheça o guia LCL e descubra a melhor opção de transporte para quem não tem carga suficiente para encher um container inteiro.
Um teclado com um recipiente e um globo nele
Por Equipe Allink 9 de outubro de 2023
Neste artigo, exploraremos a importância dos Incoterms no processo de cotação de frete em parceria com um NVOCC. Com exemplos práticos, abordaremos as razões pelas quais é necessário realizar a cotação com o correto Incoterms. Nos próximos tópicos, exploraremos os impactos de uma cotação sem a informação clara a respeito dos Incoterms, abordando os principais desafios e consequências que podem surgir ao longo do processo de transporte e logística. Vamos analisar como a falta de definição adequada do Incoterm pode gerar custos inesperados, bloqueio de carga, atraso e afetar a reputação do despachante ou agente de cargas que contratou o transporte. É fundamental compreender a importância dos Incoterms na cotação e garantir sua correta aplicação para uma negociação bem-sucedida e sem contratempos no comércio internacional. [Baixe gratuitamente o ebook + template Incoterms: tudo o que você precisa saber + tabela ilustrativa ] O que são incoterms e qual sua importância na cotação? Os Incoterms são termos que definem os direitos e obrigações dos compradores e vendedores em contratos de compra e venda internacional. Eles estabelecem claramente os custos, riscos e responsabilidades envolvidos no transporte e entrega das mercadorias. Esses termos são amplamente utilizados na indústria de comércio internacional para evitar ambiguidades e garantir que todas as partes envolvidas tenham uma compreensão comum das condições acordadas. Compreender a relevância destes termos e utilizá-los adequadamente nas cotações é fundamental para garantir clareza, eficiência e segurança nas operações. Distribuição de Custos: Os Incoterms são, em essência, os balizadores da distribuição de custos em um processo de importação ou exportação. Eles determinam em qual etapa cada valor será aplicado, se será de responsabilidade do importador ou do exportador. Ponto de Transferência de Riscos: O momento em que a mercadoria é entregue pelo exportador é crucial. A partir desse ponto, determina-se quem assume os riscos relacionados ao transporte e outras adversidades que possam surgir. O Incoterm escolhido é quem vai ditar a partir de qual momento, por exemplo, o "shipper" (ou "exportador") deixa de ser responsável pela carga e a entrega ao "consignee" (ou "importador"). Risco de Transporte: Não podemos desconsiderar a questão do risco de transporte. Os Incoterms especificam com precisão em qual momento da transação esse risco é transferido. Por isso, ao elaborar uma cotação, é de suma importância definir qual Incoterm será utilizado para determinar claramente até onde vai a responsabilidade de cada parte envolvida. Ao realizar uma cotação, os Incoterms são essenciais para determinar os custos e serviços internacionais associados à transação. No entanto, é importante ressaltar que a negociação dos Incoterms é feita entre os clientes finais, ou seja, os importadores e exportadores. Um NVOCC , devido à sua neutralidade, não tem acesso aos detalhes específicos do acordo entre as partes. Portanto, é fundamental que o agente de cargas ou o despachante possa fornecer as informações necessárias sobre os custos e responsabilidades acordados entre os clientes finais. No transporte marítimo, o Incoterm mais utilizado é o FOB (Free on Board) , que indica que o vendedor é responsável pelo transporte e custos até o momento em que a mercadoria ultrapasse a amurada do navio no porto de embarque. [Baixe gratuitamente o ebook + template Incoterms: tudo o que você precisa saber + tabela ilustrativa ] A falta de clareza do Incoterm utilizado na cotação pode levar a custos inesperados durante o processo de transporte e entrega das mercadorias. Por isso, é fundamental que todas as partes envolvidas prestem atenção aos detalhes e garantam que os termos sejam definidos de forma precisa e compreendidos por todos. No caso específico do Brasil, é importante mencionar que o país não aceita na importação o Incoterm DDP (Delivered Duty Paid) devido a questões tributárias. Portanto, ao realizar uma cotação que envolva o Brasil, é essencial considerar essa informação e utilizar outros termos apropriados. Impactos de uma cotação sem a informação clara a respeito dos incoterms Uma cotação sem a informação clara a respeito dos Incoterms pode ter impactos significativos em toda a cadeia de transporte e logística . Se ocorrer algum problema nessa etapa inicial, todos os estágios subsequentes do processo serão afetados. Abaixo estão alguns dos principais impactos decorrentes da falta ou da divergência do Incoterm na cotação: Alteração de custos e taxas A precisão do custo numa cotação é um componente essencial para tomada de decisão. Os Incoterms, ao definirem responsabilidades e custos, são uma parte fundamental dessa equação. E quando a informação relativa a eles está ausente ou é imprecisa, as consequências podem ser significativas. Muitos agentes de carga ou despachantes, ao iniciarem a busca por cotações, não entregam uma definição clara do Incoterm a ser utilizado. Por vezes, eles buscam apenas uma estimativa baseada em um embarque futuro sem detalhes concretos como o packing list, proforma invoice ou os termos contratuais entre importador e exportador. Na maioria dos casos, os termos mais simples, como FOB ou CFR, são considerados, pois representam as opções mais básicas de "Porto a Porto". No entanto, essa abordagem pode não refletir a realidade da operação proposta. O principal impacto desta falta de precisão é evidente: sem conhecer o Incoterm real, não se pode fornecer uma estimativa de custo correta. Isto pode levar a surpresas desagradáveis mais tarde no processo, resultando em alterações inesperadas de custos e taxas. Deixar de considerar um serviço complementar Sem uma visão clara sobre o Incoterm envolvido há o risco de negligenciar serviços essenciais que podem ser cruciais para a operação bem-sucedida de uma exportação ou importação. Muitas vezes, ao receber uma estimativa inicial baseada em um termo simplificado, como o Porto a Porto, a percepção pode ser erroneamente limitada ao transporte principal – seja ele marítimo ou aéreo. No entanto, esta é apenas uma fração do processo logístico completo. Sem a clareza dos Incoterms, existe o perigo de não considerar serviços complementares vitais para o fluxo da operação. Estes podem incluir: Coleta: a retirada da mercadoria do local do vendedor até o ponto de embarque. Desembaraço: todos os processos relacionados ao desembaraço aduaneiro, que variam de acordo com os regulamentos de cada país. Seguro: As proteções necessárias para a mercadoria durante todo o seu trânsito, que podem depender do Incoterm escolhido. Estes, entre outros serviços, são frequentemente essenciais, dependendo do Incoterm em questão, e sua negligência pode resultar em interrupções, atrasos e custos adicionais. Bloqueio de carga Sem a informação clara dos Incoterms, é possível que ocorram problemas no momento do embarque da carga. As autoridades portuárias podem exigir documentos específicos ou evidências de responsabilidade que não foram previstos na cotação. Isso pode levar ao bloqueio da carga no porto e atrasos significativos no processo de transporte. Os Incoterms são projetados para esclarecer as responsabilidades de cada parte envolvida em uma transação. Por exemplo, em certos Incoterms, o exportador é responsável por cobrir todos os custos e garantir que a carga seja transportada até a entrega ao importador. Se houver uma má compreensão ou informação incorreta sobre qual Incoterm foi acordado, a carga pode enfrentar problemas ao chegar ao destino. O porto ou aeroporto de destino pode apresentar uma cobrança ao importador, que pode se recusar a pagar, alegando que esses custos não eram de sua responsabilidade conforme os termos acordados. Quando a carga é retida devido a desentendimentos ou falta de clareza sobre os Incoterms, os custos podem acumular rapidamente. Além das taxas associadas ao armazenamento da carga, podem surgir custos adicionais devido a atrasos no processo. Esta situação pode ser ainda mais complicada se não houver um entendimento claro sobre quem deve arcar com esses custos adicionais. [Baixe gratuitamente o ebook + template Incoterms: tudo o que você precisa saber + tabela ilustrativa ] Impacto negativo na imagem do despachante ou agente de cargas Se um despachante ou agente de cargas não disponibilizar corretamente as informações dos Incoterms na cotação, isso pode causar um impacto negativo na relação com seu cliente. A compra incorreta de um serviço de transporte devido à falta de clareza nos termos pode resultar em problemas e desentendimentos, o que afeta a confiança e a imagem do despachante ou agente de cargas. É fundamental que todas as partes envolvidas estejam atentas a esses detalhes e garantam que os termos sejam definidos corretamente desde o início, a fim de evitar problemas e assegurar uma negociação eficiente e tranquila no comércio internacional. Problemas graves que podem ocorrer (com um exemplo real) A má compreensão ou definição dos Incoterms pode acarretar sérias consequências financeiras e operacionais. Vejamos um caso real: um cliente brasileiro exportava para os EUA sob o Incoterm "FOB", limitando sua responsabilidade ao embarque da mercadoria. Contudo, informava ao seu cliente americano que a operação era "DDU", onde ele assumia a responsabilidade até a entrega final, excluindo impostos. Essa abordagem ambígua visava aproveitar incentivos fiscais no Brasil. Contudo, a situação se complicou quando a carga foi roubada em um terminal em Nova Iorque. A seguradora, baseando-se no "FOB", recusou-se a indenizar, enquanto o importador, apoiando-se no "DDU", insistiu na cobertura e não efetuou o pagamento da mercadoria e nem do frete. Houve uma abertura de processo judicial nos EUA e o exportador precisou contratar advogados para tentar ser ressarcido pelo terminal onde ocorreu o roubo. Prejuízo desse embarque? Mais de R$1.000.000,00!!! Este caso ressalta a necessidade de clareza ao definir Incoterms. Ambiguidades ou mal-entendidos podem culminar em disputas legais e prejuízos financeiros, destacando a importância de todas as partes estarem alinhadas e cientes de seus papéis e responsabilidades. Incoterms inexistentes que devem sumir do seu vocabulário Ao longo do tempo, surgiram algumas expressões que, embora populares em algumas conversas do setor, são tecnicamente inexistentes ou contraditórias. Vamos explorar algumas dessas expressões e explicar por que elas devem ser eliminadas do seu vocabulário comercial, especialmente na cotação: FOB Prepaid "FOB" (Free on Board) refere-se ao vendedor entregando as mercadorias a bordo do navio no porto de embarque e o frete internacional sendo de responsabilidade do comprador, ou seja, collect (pago no destino). No entanto, o termo "prepaid" não é uma parte reconhecida do Incoterm FOB, pois significa que o frete seria prepaid (pago na origem). Se o frete precisa ser prepaid, pode ser usado o CFR, mas cuidado, porque nesse incoterm outras responsabilidades fazem parte. FCA com Coleta O termo "FCA" (Free Carrier) significa que o vendedor disponibiliza a mercadoria em sua sede ou transporte até o local indicado pelo importador. É importante saber o local que a carga será disponibilizada, podendo já ser no próprio porto ou aeroporto, por exemplo. Adicionar "com coleta" é redundante e pode criar confusão, uma vez que a coleta está implícita no FCA. Lembrando que no FCA quem realiza o desembaraço é o importador. DDP sem Impostos "DDP" (Delivered Duty Paid) implica que o vendedor entrega as mercadorias ao comprador, pagando todos os direitos aduaneiros. Portanto, "DDP sem impostos" é contraditório, pois a ideia central do DDP é que todos os custos e taxas estão cobertos, inclusive os impostos. DAP Collect "DAP" (Delivered At Place) indica que o vendedor deverá fazer o transporte internacional e levar a mercadoria até o local combinado com o comprador, porém o desembaraço no destino e a descarga da mercadoria fica a cargo do comprador. Se o vendedor precisa pagar o frete, logo ele será prepaid (pago na origem) não cabendo o collect (pago no destino). FOB Aéreo "FOB" é um termo usado para transporte marítimo. Usá-lo no contexto do transporte aéreo é errado e pode levar a mal-entendidos. Em situações de transporte aéreo, termos como "FCA" ou "EXW" são mais apropriados. CIF sem Seguro "CIF" (Cost, Insurance, and Freight) explicitamente inclui o custo do seguro no preço da mercadoria. Assim, "CIF sem seguro" é uma contradição em termos. Afinal, como descobrir o incoterm certo? Como um agente de cargas ou despachante pode assegurar-se de que tem o Incoterm correto antes de solicitar uma cotação com um NVOCC? A resposta muitas vezes está no início do processo de negociação. Ao estabelecer uma transação comercial internacional, o exportador, em geral, enviará ao importador uma "proforma invoice" ou fatura proforma. Esse documento é um compromisso preliminar de venda e geralmente inclui detalhes essenciais sobre a transação proposta. Dica valiosa: A proforma é a chave para encontrar o Incoterm correto. Em sua estrutura, você encontrará diversas informações relacionadas ao acordo de venda, incluindo, entre outros, o Incoterm acordado. Esta especificação determinará a divisão de responsabilidades e custos entre o exportador e o importador. Quando a cotação é feita com o incoterm correto, o principal beneficiado é o agente de cargas ou despachante, já que deixarão de enfrentar os eventuais problemas já destacados até aqui. Conclusão Neste artigo, destacamos a importância dos Incoterms no processo de cotação. Eles desempenham um papel fundamental na definição dos direitos, responsabilidades e custos entre compradores e vendedores no comércio internacional. Para os agentes de cargas e despachantes, é crucial ter acesso exato às informações dos Incoterms ao cotar os serviços. Isso garante uma negociação precisa e evita custos inesperados, bloqueios de carga, atrasos e danos à reputação. Os exemplos práticos demonstraram como a falta de clareza nos Incoterms pode gerar impactos negativos, como alterações de custos, taxas, bloqueios de carga e demoras no processo de transporte. Como parceira confiável e capacitada, a Allink se destaca como um NVOCC experiente, capaz de atender às necessidades dos agentes de cargas e despachantes. Com conhecimento preciso dos Incoterms, a Allink garante cotações completas e serviços internacionais eficientes. Portanto, ao realizar uma cotação, é essencial compreender a importância dos Incoterms e contar com um parceiro confiável como a Allink, que entende a relevância desses termos e garante uma negociação transparente e livre de contratempos. Baixe gratuitamente o ebook + template Incoterms: tudo o que você precisa saber + tabela ilustrativa e não tenha mais dúvidas sobre o assunto.
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