O frete internacional desempenha um papel crucial na logística global, especialmente para empresas que atuam no comércio exterior. Saber como calcular corretamente o valor desse frete é fundamental para garantir a competitividade e evitar prejuízos.
Neste artigo, você vai aprender a realizar uma cotação mais precisa de frete internacional, considerando todos os fatores envolvidos.
O frete internacional é o serviço responsável pelo transporte de mercadorias entre diferentes países, seguindo os regulamentos de exportação e importação de cada localidade envolvida.
Ao contrário do frete doméstico, no transporte internacional, fatores como distância, legislação alfandegária e escolha do modal impactam diretamente nos custos. Além disso, a cotação precisa também depende do conhecimento das diferentes modalidades e opções de serviço disponíveis, como veremos a seguir.
Para uma cotação assertiva, é essencial entender os tipos de frete internacional disponíveis. Eles variam conforme a necessidade da carga e o tipo de produto transportado:
Utiliza apenas um modal de transporte, como o marítimo ou aéreo. O transporte marítimo é o mais comum, devido ao seu custo-benefício para grandes volumes de mercadorias. Já o aéreo, apesar de mais caro, é ideal para itens com urgência de entrega ou alto valor agregado.
São cinco categorias:
Combina diferentes tipos de modais, como aéreo e marítimo. Esse tipo é indicado quando é necessário otimizar o custo ou tempo de transporte, aproveitando os pontos fortes de cada modal.
Para que fique mais claro o funcionamento do frete internacional, observe o fluxograma abaixo. Nele estão presentes as etapas envolvidas no transporte de um país a outro, desde a saída do local inicial, no país de origem, até o destino final.
O local de origem da carga geralmente corresponde à própria fábrica onde a carga é produzida.
Quando acontece uma venda, o passo seguinte da operação é o transporte interno do produto, o que normalmente ocorre no modal rodoviário ou no ferroviário.
O meio de transporte utilizado levará a carga a uma alfândega que normalmente fica dentro ou próximo ao aeroporto ou porto da qual o embarque vai ocorrer.
Neste local, serão feitas as devidas averiguações a fim de que seja certificado que a mercadoria e o exportador atendem a todas as regras estabelecidas no país – o que se denomina desembaraço aduaneiro – com o objetivo de que seja liberada a saída da carga.
Ao deixar a alfândega, o produto é enviado para o local de embarque dentro do porto ou aeroporto. É nesta fase que acontece de fato o transporte da mercadoria de um país até outro.
Quando chega ao país de destino, o produto é encaminhado a uma alfândega escolhida pelo comprador a fim de que sejam feitos os trâmites necessários e que possa ser liberado a carga transportada até o destinatário.
Ao solicitar a um agente de carga a cotação de valores para frete internacional marítimo, o documento geralmente conterá alguns dos termos a seguir:
- POL:
é a sigla para Port of Loading, é o porto de embarque da carga;
- POD: significa Port of Discharge e é o porto de desembarque da mercadoria;
- Comm: significa Commodity, mercadoria em português;
- TT: sigla de Transit Time, ou tempo de trânsito;
- Rate OFR: é o Rate of Ocean Freight, que significa Taxa do Frete Marítimo, que pode ser por peso (w) ou por metragem cúbica (m³);
- Transhipment charges: é a taxa de transbordo;.
- Docs: é a taxa de documentação;
- Storage at CFS: Container Freight Station, é a armazenagem no porto e também é calculada a partir do peso ou da metragem cúbica, por dia de armazenamento;
- BL fee: taxa de liberação do B/L junto ao embarcador;
- Desconsolidação: Taxa de Desconsolidação;
- CUC: sigla para Chassis Using Charge, que em português é traduzido como Uso de Chassi;
- EMF: é a sigla de Equipment Management Fee, ou Taxa de Gerenciamento de Equipamentos, para serviços extras que estejam relacionados a equipamentos;
- ISPS: taxa utilizada para a segurança dos navios e das instalações portuárias;
- BAS: se refere ao frete básico;
- ODF: taxa de Documentação na origem;
- OHC: taxa de manuseio no Terminal/Porto de origem;
- Capatazias: outra taxa calculada por peso ou metragem cúbica;
- ALL IN: essa é uma expressão que significa o valor total do frete, de forma que o cliente não deve se preocupar com a totalidade das taxas descritas acima.
1. O tipo exato da mercadoria;
2. Valor da mercadoria;
3. Incoterms;
4. NCM;
5. Origem e destino;
6. Nos casos de necessidade de retirar ou entregar a carga em algum lugar, passar endereço completo com CEP (no exterior conhecido como zip code);
7. Modal que será utilizado;
8. Prazo para a entrega: isso é importante para você ponderar se a opção dada pelo prestador atende sua necessidade.
9. As dimensões da carga, com comprimento, largura e altura;
10. O peso bruto da carga.
11. Tipo de embalagem.
Desta maneira, a sua cotação poderá ser mais precisa e você conseguirá organizar os gastos envolvendo frete internacional.
Calcular o frete internacional requer atenção a diversos fatores, como o peso, o volume, a rota e o modal de transporte. A seguir, estão os elementos fundamentais que devem ser considerados:
O peso e o volume são os principais fatores que influenciam o custo do frete.
No transporte aéreo, por exemplo, o peso é um fator determinante. Muitas vezes a companhia área não poderá levar sua carga por conta desse fator.
Já no transporte marítimo, quando falamos da modalidade LCL, é importante calcular com precisão a densidade da carga, multiplicando o comprimento, largura e altura, para obter o volume total. Após isso, é necessário olhar o peso e ver qual fator é maior, pois será em cima disso que o NVOCC vai aplicar o frete.
Já para o FCL, o cálculo do frete é feito por contêiner, não por peso. Usando ou não o espaço todo, você vai pagar por ele.
A escolha do modal é o fator determinante para um embarque bem sucedido. Se a carga for volumosa, o modal marítimo geralmente é a melhor opção. Para cargas leves e com alto valor agregado, o transporte aéreo pode ser mais eficiente. No entanto, é preciso levar em conta os prazos de entrega, tipo do material e a urgência da mercadoria.
Além dos custos do transporte, a logística internacional envolve uma série de taxas que podem encarecer o valor final. Neste contexto, vale a pena destacar as taxas alfandegárias, que dependem das regras de importação e exportação do país de origem e destino.
São termos internacionais do comércio que definem as responsabilidades de compradores e vendedores. Eles impactam diretamente no custo do frete, pois determinam quem será responsável por cada parte do processo.
Portanto, cada situação exige um determinado tipo de Incoterms. São 11 categorias diferentes de termos, as quais estão divididas em quatro grupos. Veja:
A primeira coisa é procurar um agente de cargas, comissária de despacho, despachante aduaneiro, assessoria ou consultoria de Comércio Exterior que preste esse tipo de serviço. Confira antes a idoneidade da empresa, consulte os buscadores e veja o que as pessoas falam do seu trabalho.
Peça ao prestador de serviço que junto com a cotação, informe qual é o transit time (tempo de trânsito), frequência do serviço e próximas saídas.
Em um de nossos artigos falamos sobre não cair na cilada do preço mais baixo. Muitas vezes é mais barato, porque demora mais para chegar, ou muitas vezes a frequência não tem regularidade - fique de olho nisso.
Ao comparar cotação de prestadores diferentes, veja se está comparando a mesma coisa, levando em consideração não apenas o valor em si, mas todos esses detalhes importantes que mencionamos acima. Lembre-se de comparar laranja com laranja e não laranja com maçã!
Se você se interessa por assuntos relacionados à frete internacional e ao transporte de cargas de maneira geral, aproveite e baixe o nosso
Guia Completo sobre LCL.
Assine nossa newsletter e receba atualizações semanais de forma gratuita sobre o mundo da logística.