Allink Neutral Provider
pt
Como a Pandemia e a Guerra na Ucrânia afetaram a Logística Mundial? - Allink Neutral Provider

Confira neste artigo quais foram os impactos da pandemia e da Guerra na Ucrânia na logística mundial, bem como os aspectos econômicos e sociais envolvidos neste cenário.

Na década de 60 o filósofo Marshall McLuhan criou o termo Aldeia Global. Sua interpretação era de que os meios de comunicação fariam com que o mundo se tornasse uma grande aldeia, quebrando fronteiras culturais, geográficas e sociais.

A partir dessa definição podemos observar que a sociedade nunca parou de evoluir e intensificar as relações humanas e comerciais entre as nações. Fato é que os países estão inegavelmente cada vez mais conectados como uma grande cadeia de suprimentos mundial.

Sendo assim, a partir do momento que um ou mais países entram em algum tipo de conflito, todos os outros acabam sendo afetados.

No que tange à Guerra entre Rússia e Ucrânia, o Brasil é um dos maiores importadores de fertilizantes da Rússia, e o maior exportador de frutas para os Países Baixos (Holanda) em 2021, de acordo com os dados do ComexStat. Ou seja, ao importar mais caro, o Brasil precisará vender suas frutas a um maior preço também.

Logo, inteirar-se de como os países estão interconectados é fundamental para que o planejamento estratégico seja ajustado para melhor passar por situações de dificuldade.

Micro e macroeconomia

Devido à volatilidade das relações de consumo entre pessoas, empresas e Governos, existe a necessidade de compreender alguns conceitos da economia. Pois, a partir disso a empresa consegue especificar o seu planejamento estratégico e contornar os impactos na logística mundial.

Entre eles, há que se entender sobre microambiente e macroambiente. O microambiente é a análise da economia em menor escala, referindo-se a entidades específicas, como empresas, famílias e indivíduos.

Já o macroambiente analisa a economia mais amplamente, referindo-se a fatores que afetam a economia nacional, regional ou global de forma geral.

Teorias Econômicas

As teorias econômicas são as hipóteses de modelos que buscam fornecer uma explicação teórica para os eventos que ocorrem na economia real.

Elas ajudam a compreender a relação de consumo e como os impactos na logística mundial afetam o nosso dia a dia. Com isso é possível para as empresas gerarem uma base histórica para melhor se posicionarem sobre imprevisibilidades.

Logo, quando analisamos especificamente o Comércio Internacional é interessante conhecermos sobre esses dois teoremas:

Teorema Hecksher-Ohlin

Afirma que os países se especializam na produção daqueles bens intensivos no fator de produção abundante em seu território. Ou seja, cada país focou os seus esforços naquilo que é considerado a sua especialidade.

Teorema de Rybczynski

Afirma que o aumento da atribuição de um fator de produção resulta no crescimento da produção do bem que usa este fator de forma intensiva e na queda da produção do bem que usa este fator de forma escassa. Resumidamente, os fatores de produção possuem mobilidade, assim como os fluxos financeiros e dos trabalhadores.

<<< Leia também: Logística Internacional: como agilizar o embarque >>>

Direito Internacional

Em meio aos impactos na logística mundial, esse é um tópico que ganha relevância num cenário extraordinário como o de uma Guerra. Isso porque diversos países impõem sanções de ordem econômica e/ou financeiras de forma a restringir o relacionamento do país que está desordenando as situações.

Por essa razão, é aconselhado que, caso a empresa realmente tenha relações contratuais que não conseguem ser pausadas e postergadas com esses países, seria interessante buscar o auxílio jurídico para também não sofrer sanções ou punições por “ir contra” as proibições.

Impactos da Pandemia da Covid-19 na logística mundial

A oscilação da demanda é um fator recorrente na Economia por diversos fatores desde o surgimento da humanidade. E bons gestores estão cientes disso, fazendo com que seja um assunto abordado dentro do planejamento logístico, bem como do estratégico da empresa.

Logo, o que aconteceu em razão da Pandemia foi um pico dessa oscilação que trouxe um cenário de anormalidade com diversos impactos na logística mundial decorrentes de lockdown que levaram ao fechamento temporário das fábricas.

Essa situação criou um backlog gigantesco e sem precedentes na cadeia de suprimentos a nível global, pois as fábricas passaram a não ter matéria-prima para sua produção. O que estava pronto não podia ser enviado, pois os portos e aeroportos também fecharam e, quando reabriram, já estavam superlotados e/ou congestionados.

Dessa maneira, o grande desafio era realizar a manutenção das atividades organizacionais de forma equilibrada, pois existe a necessidade de continuar a realizar investimentos. Ao mesmo tempo, não se sabia quando nem como o faturamento iria voltar à normalidade num período pós-pandemia.

Impactos da Guerra na Ucrânia na logística mundial

Um dos principais impactos da Guerra na Ucrânia na logística mundial diz respeito ao aumento no preço do gás e do petróleo que afetou quase imediatamente os custos logísticos, com destaque para o transporte.

Essa situação traz uma dificuldade muito grande para as empresas que também observam os seus custos operacionais aumentarem, se colocando numa situação muito complicada. O dilema é: repassar o aumento integralmente e ver o faturamento cair de forma drástica ou enfrentar a diminuição dos resultados operacionais?

Ocorre que diversos países aplicaram sanções restritivas às relações comerciais russas, afetando diretamente as operações de Comércio Exterior mundiais, tanto na importação como na exportação. Embarques programados tiveram que ser cancelados, gerando, assim, um efeito dominó.

Esse efeito acontece pois o fluxo da mercadoria é interrompido e, quando ele para, os contêineres ficam indisponíveis (porque estão carregados), e armazéns e pátios ficam ocupados na origem porque armadores e companhias aéreas suspenderam suas operações para a Rússia.

Sobre o modal aéreo, a propósito, os países europeus colocaram restrições nos seus espaços aéreos. Ou seja, nenhum avião russo poderia sobrevoar o país, o que dificultou ainda mais as operações nesse modal.

O grande desafio no médio e longo prazo é justamente realizar uma análise para metrificar os impactos na logística mundial, acompanhar e tentar implementar ações adicionais. Afinal, no momento em que a Guerra se deflagra e acontece, o mundo ainda não se recuperou por completo da pandemia de Covid-19.

Acompanhe os conteúdos da Allink

Pela sua notável participação no Comércio Exterior Brasileiro, como o NVOCC de maior destaque, a Allink acredita que o conhecimento é a maneira pela qual evoluímos e conseguimos prestar um serviço de acordo com as necessidades dos clientes.

Por isso, criamos o blog da Allink com textos que abordam as mais diversas temáticas do Comércio Exterior que possam lhe informar e até mesmo trazer insights para as suas operações.

Conte conosco para desenvolver operações assertivas e rentáveis independentemente do modal escolhido.


Próxima
publicação

Seja o primeiro a saber das novidades e notícias do mundo