Carga LCL: principais vantagens diante dos desafios atuais
Carga LCL: principais vantagens diante dos desafios atuais

Realizar a exportação ou importação de produtos e suprimentos é um desafio para empresas que dependem do comércio exterior para o desenvolvimento de seus trabalhos. O transporte marítimo conta com diversas particularidades que, por vezes, exigem um certo esforço para encontrar a melhor estratégia logística. E aqui entra em cena a Carga LCL.


Essa modalidade de transporte consegue, objetivamente falando, suprir as necessidades logísticas das empresas, com um custo menor quando comparado ao transporte de contêineres cheios (full contêiner).



Neste artigo, compreenderemos melhor o que é a Carga LCL, o papel de um provedor neutro, os desafios do mercado de LCL, vantagens e muito mais.


Boa leitura!


O que é Carga LCL?


A Carga LCL é uma modalidade de transporte marítimo que não exige o pagamento integral do frete de um contêiner inteiro quando a empresa não tem quantidade suficiente de carga para preencher um por completo. A sigla LCL significa “Less than a Container Load”, ou menos que um contêiner inteiro.


O principal diferencial desse tipo de transporte está no custo, uma vez que empresas que utilizam a Carga LCL conseguem a consolidação da sua carga junto a cargas pertencentes a outras empresas e organizações. Desse modo, o valor final pago pelo frete é inferior ao valor praticado em caso de full contêiner, já que você paga pelo espaço que sua carga ocupa.


<<< Leia mais: LCL e FCL: Entenda as diferenças e quando escolher cada modalidade >>>



O que é um provedor neutro no LCL?

Um provedor neutro é uma empresa que presta serviço apenas para empresas que também prestam serviço. Listamos aqui os agentes de carga, comissárias de despacho, despachantes aduaneiros, assessorias e consultorias em Comex. Desse modo, o cliente final (importador ou exportador), não tem um contato direto com a empresa que se posiciona como provedor neutro. Na prática, o importador e exportador não contratam diretamente um provedor neutro. Importante ressaltar que a Allink em seus quase 30 anos mantém legitimamente sua bandeira de neutralidade!


Nesse sentido, é fundamental que provedores neutros e agentes de carga, comissárias de despacho, despachantes aduaneiros, assessorias e consultorias em Comex tenham um bom relacionamento, pois só assim serão garantidos os melhores resultados quando o assunto é Carga LCL.


Desafios no mercado de Carga LCL


Os últimos 2 anos foram bem agitados no universo de Carga LCL.


Alguns desafios apareceram para movimentar os preços e dificultar o processo de transporte marítimo ao redor do mundo. O setor, no entanto, mostrou-se muito fortalecido, uma vez que conseguiu superar uma a uma das dificuldades nascentes, gerando resultados crescentes.


Conheça alguns dos desafios enfrentados pelo mercado de Carga LCL nos últimos anos:



Pandemia

A COVID-19 impactou diretamente no comércio exterior, sobretudo por acontecimentos como o fechamento de empresas e fábricas, isolamento de alguns países, crise econômica, etc.


Fechamento de portos

Como forma de conter o avanço da pandemia ao redor do mundo, diversos países fecharam seus portos, de modo que o envio e recebimento de cargas ficou prejudicado.


Aumento de preços

Como reflexo de todo esse processo envolvendo a pandemia, os preços aumentaram drasticamente, o que exigiu uma atenção especial para evitar a diminuição do consumo.


Falta de espaço

Com a reabertura econômica e o crescimento do consumo, deu-se início a um novo fenômeno nos portos, a saber, a falta de espaço nos navios realizar o embarque das mercadorias.


Queda na demanda mundial

Percebe-se haver uma queda na demanda de importações e exportações, o que acende uma luz amarela no mercado.


Alta na inflação

O aumento da inflação já é uma realidade. Isso deve influenciar os preços nos próximos meses e anos.


Crise energética

A crise de energia na Europa também prejudica toda a economia mundial, podendo, inclusive, afetar a fabricação de certos produtos frequentemente importados.


Variação no valor do frete internacional

Como reflexo de toda essa flutuação, o frete internacional deve crescer.



Desafios da exportação de Carga LCL


A exportação de carga LCL enfrenta uma série de desafios que não podem ser ignorados. A falta de equipamento, ou seja, a carência de contêineres, exigiu criatividade dos profissionais e empresas envolvidos nos processos.


Outro fenômeno que também entrou em cena foi a falta de espaço como consequência do aumento da demanda. Mais uma vez, a Carga LCL apareceu como vantajosa, já que permitiu (e ainda permite) uma certa flexibilidade de rotas.



Desafios da importação LCL

No cenário de importação de Carga LCL, diversos desafios também foram experimentados nos últimos anos. O mais significativo diz respeito ao navio Ever Given, que ficou quase quatro meses no Canal de Suez, prejudicando várias rotas de importação.


Na China, a política de COVID zero causou um abre e fecha constante e imprevisível nos portos do país, com isso, ocorreram diversos congestionamentos e mudanças de rotas.


Mais uma vez, sobreviver a esse momento só foi possível graças à flexibilidade de rotas do LCL. Infelizmente, cenários como os descritos acima são imprevisíveis e, por isso, é uma prática prudente contar com o LCL para evitar dores de cabeça no futuro.



Carga LCL não empilháveis e Top Load

A Allink é especialista em estufar as cargas LCL junto ao terminal. Para conseguir executar isso, é necessário prestar muita atenção às particularidades das embalagens e das mercadorias.


Entre essas particularidades estão as cargas não empilháveis, que são aqueles produtos que não podem receber o empilhamento de outros materiais sobre eles. Há, ainda, as cargas Top Loads, que dizem respeito às cargas que, embora não possam receber cargas sobre si, podem ser colocadas acima das outras.



Como a Carga LCL pode ajudar a vencer os desafios de importação e exportação

Diante de tantos desafios relacionados à importação e exportação das cargas, o LCL apresenta benefícios e vantagens que fazem deste modal marítimo o mais indicado para a maioria das situações. Dentre esses benefícios e vantagens, é possível destacar:

  • estufagem e desova realizados pelo terminal;
  • contratação apenas do espaço utilizado;
  • pagamento proporcional ao espaço utilizado;
  • possibilidade de rotas diferenciadas;
  • transporte fracionado até o porto e planta do cliente.


Precisa da ajuda de um provedor neutro para agilizar o processo de consolidação e embarque de suas cargas? Entre em 
contato com os especialistas da Allink.

Continue a navegar no blog da Allink

Uma vista aérea de um grande navio porta-contêineres atracado em um porto.
Por Carla Lima 26 de fevereiro de 2025
Nosso país, com sua vasta extensão territorial e litoral, possui uma rede de portos do Brasil essenciais para o comércio internacional. Neste artigo, vamos navegar pelos 10 principais portos brasileiros, destacando não só sua história e relevância, mas também a forma como gerenciam cargas diversas, desde cargas completas até o LCL . Cada porto tem sua singularidade e ao longo desta leitura, você terá uma visão completa dessa vasta engrenagem logística que conecta o Brasil ao mundo. Embarque conosco nessa jornada! Estrutura portuária brasileira O Brasil, devido à sua vasta extensão territorial e à diversidade geográfica, conta com uma significativa rede de instalações portuárias, abrangendo tanto a extensa costa litorânea quanto as áreas interiores. Ao todo, o país ostenta 175 instalações portuárias de carga , sendo estas compostas por portos, terminais marítimos e instalações aquaviárias. Ao nos aprofundarmos na geografia interna, percebemos a riqueza de nossas bacias hidrográficas, que têm sido essenciais para a implementação de portos e terminais no interior do território nacional. São 76 terminais situados fora da costa , os quais se dividem da seguinte forma: 18 localizados na Região Sul, 6 na Região Centro-Oeste e um expressivo número de 52 na Região Norte. Estes números são um testemunho da relevância da navegação fluvial e da importância das vias internas como meio de transporte e escoamento da produção nacional. Em contraste com essa vasta rede interior, temos 99 portos e terminais marítimos estrategicamente posicionados ao longo do nosso litoral . Estes, além de serem cruciais para a economia do país, conectam o Brasil a diferentes partes do mundo, permitindo a exportação e importação de uma miríade de produtos. Desta forma, a estrutura portuária brasileira não apenas reflete a diversidade geográfica do país, mas também destaca a capacidade de integração e interconexão entre diferentes regiões, facilitando o comércio e o desenvolvimento sustentável. A lista de portos brasileiros, como vimos anteriormente, pode tornar-se exaustiva. No entanto, a seguir, reunimos os 10 principais portos do Brasil e de maior relevância para importação e exportação: Porto de Santos
Um homem está sentado à mesa usando um laptop em um armazém.
Por Carla Lima 18 de fevereiro de 2025
Descubra como a parceria com um NVOCC pode otimizar o trabalho de despachantes aduaneiros, reduzindo custos e agilizando processos no comércio exterior.
navio que precisou pagar ECA Reg Surcharge
17 de fevereiro de 2025
Descubra o que é a ECA Reg Surcharge, por que é cobrada e como impacta as operações logísticas no transporte marítimo. Saiba mais!
Voltar ao blog

Mantenha-se informado sobre o comércio exterior

Assine nossa newsletter e receba atualizações semanais de forma gratuita sobre o mundo da logística.

Share by: