Realizar a exportação ou importação de produtos e suprimentos é um desafio para empresas que dependem do comércio exterior para o desenvolvimento de seus trabalhos. O transporte marítimo conta com diversas particularidades que, por vezes, exigem um certo esforço para encontrar a melhor estratégia logística. E aqui entra em cena a Carga LCL.
Essa modalidade de transporte consegue, objetivamente falando, suprir as necessidades logísticas das empresas, com um custo menor quando comparado ao transporte de contêineres cheios (full contêiner).
Neste artigo, compreenderemos melhor o que é a Carga LCL, o papel de um provedor neutro, os desafios do mercado de LCL, vantagens e muito mais.
Boa leitura!
A Carga LCL é uma modalidade de transporte marítimo que não exige o pagamento integral do frete de um contêiner inteiro quando a empresa não tem quantidade suficiente de carga para preencher um por completo. A sigla LCL significa “Less than a Container Load”, ou menos que um contêiner inteiro.
O principal diferencial desse tipo de transporte está no custo, uma vez que empresas que utilizam a Carga LCL conseguem a consolidação da sua carga junto a cargas pertencentes a outras empresas e organizações. Desse modo, o valor final pago pelo frete é inferior ao valor praticado em caso de full contêiner, já que você paga pelo espaço que sua carga ocupa.
<<< Leia mais: LCL e FCL: Entenda as diferenças e quando escolher cada modalidade >>>
Um provedor neutro é uma empresa que presta serviço apenas para empresas que também prestam serviço. Listamos aqui os agentes de carga, comissárias de despacho, despachantes aduaneiros, assessorias e consultorias em Comex. Desse modo, o cliente final (importador ou exportador), não tem um contato direto com a empresa que se posiciona como provedor neutro. Na prática, o importador e exportador não contratam diretamente um provedor neutro. Importante ressaltar que a Allink em seus quase 30 anos mantém legitimamente sua bandeira de neutralidade!
Nesse sentido, é fundamental que provedores neutros e agentes de carga, comissárias de despacho, despachantes aduaneiros, assessorias e consultorias em Comex tenham um bom relacionamento, pois só assim serão garantidos os melhores resultados quando o assunto é Carga LCL.
Os últimos 2 anos foram bem agitados no universo de Carga LCL.
Alguns desafios apareceram para movimentar os preços e dificultar o processo de transporte marítimo ao redor do mundo. O setor, no entanto, mostrou-se muito fortalecido, uma vez que conseguiu superar uma a uma das dificuldades nascentes, gerando resultados crescentes.
Conheça alguns dos desafios enfrentados pelo mercado de Carga LCL nos últimos anos:
A COVID-19 impactou diretamente no comércio exterior, sobretudo por acontecimentos como o fechamento de empresas e fábricas, isolamento de alguns países, crise econômica, etc.
Como forma de conter o avanço da pandemia ao redor do mundo, diversos países fecharam seus portos, de modo que o envio e recebimento de cargas ficou prejudicado.
Como reflexo de todo esse processo envolvendo a pandemia, os preços aumentaram drasticamente, o que exigiu uma atenção especial para evitar a diminuição do consumo.
Com a reabertura econômica e o crescimento do consumo, deu-se início a um novo fenômeno nos portos, a saber, a falta de espaço nos navios realizar o embarque das mercadorias.
Percebe-se haver uma queda na demanda de importações e exportações, o que acende uma luz amarela no mercado.
O aumento da inflação já é uma realidade. Isso deve influenciar os preços nos próximos meses e anos.
A crise de energia na Europa também prejudica toda a economia mundial, podendo, inclusive, afetar a fabricação de certos produtos frequentemente importados.
Como reflexo de toda essa flutuação, o frete internacional deve crescer.
A exportação de carga LCL enfrenta uma série de desafios que não podem ser ignorados. A falta de equipamento, ou seja, a carência de contêineres, exigiu criatividade dos profissionais e empresas envolvidos nos processos.
Outro fenômeno que também entrou em cena foi a falta de espaço como consequência do aumento da demanda. Mais uma vez, a Carga LCL apareceu como vantajosa, já que permitiu (e ainda permite) uma certa flexibilidade de rotas.
No cenário de importação de Carga LCL, diversos desafios também foram experimentados nos últimos anos. O mais significativo diz respeito ao navio Ever Given, que ficou quase quatro meses no Canal de Suez, prejudicando várias rotas de importação.
Na China, a política de COVID zero causou um abre e fecha constante e imprevisível nos portos do país, com isso, ocorreram diversos congestionamentos e mudanças de rotas.
Mais uma vez, sobreviver a esse momento só foi possível graças à flexibilidade de rotas do LCL. Infelizmente, cenários como os descritos acima são imprevisíveis e, por isso, é uma prática prudente contar com o LCL para evitar dores de cabeça no futuro.
A Allink é especialista em estufar as cargas LCL junto ao terminal. Para conseguir executar isso, é necessário prestar muita atenção às particularidades das embalagens e das mercadorias.
Entre essas particularidades estão as cargas não empilháveis, que são aqueles produtos que não podem receber o empilhamento de outros materiais sobre eles. Há, ainda, as cargas Top Loads, que dizem respeito às cargas que, embora não possam receber cargas sobre si, podem ser colocadas acima das outras.
Diante de tantos desafios relacionados à importação e exportação das cargas, o LCL apresenta benefícios e vantagens que fazem deste modal marítimo o mais indicado para a maioria das situações. Dentre esses benefícios e vantagens, é possível destacar:
Precisa da ajuda de um provedor neutro para agilizar o processo de consolidação e embarque de suas cargas? Entre em contato com os especialistas da Allink.
Assine nossa newsletter e receba atualizações semanais de forma gratuita sobre o mundo da logística.