Se você atua na área de comércio exterior e de logística internacional, certamente já deve ter ouvido falar em LCL e FCL. As siglas indicam duas modalidades de transporte marítimo de cargas, e é sobre elas que vamos conversar neste artigo.
Continue a leitura e entenda como funciona cada modalidade. Assim, fica mais fácil na hora de escolher o tipo de embarque de cargas em sua empresa.
LCL é a sigla utilizada para “Less than a Container Load ”, que em tradução livre significa: “carga menor que um contêiner”. Ou seja, é quando uma empresa não tem carga suficiente para ocupar um contêiner inteiro sozinho e então consolida a sua carga menor com outras cargas menores.
Dessa forma, quando uma empresa contrata um embarque LCL, o contêiner que carregará sua mercadoria terá junto vários outros embarques. Esse compartilhamento acaba promovendo um frete marítimo com custo mais baixo, já que várias empresas dividirão o valor.
Nesta modalidade, o valor do frete é definido por: peso da mercadoria (em toneladas) x cubagem (m³) "” onde o valor escolhido é sempre o que for maior. Exemplo: o frete LCL tem o valor de 50 dólares por 1 tonelada ou um metro cúbico. Assim, uma carga com 1 metro cúbico e 2 toneladas custará 100 dólares.
Sim, pois as mercadorias são divididas em lotes dentro do contêiner, garantindo a sua segurança. Assim que chegam ao destino, os lotes são cuidadosamente separados e encaminhados ao destinatário, de forma ordenada.
Agora que você já sabe que LCL é a modalidade de transporte de carga que torna viável compartilhar o mesmo contêiner com outros exportadores, chegou a hora de saber qual é a sua diferença em relação à modalidade FCL.
O serviço de carga marítima conhecido como FCL é a sigla para “Full Container Load”, ou em tradução livre “contêiner totalmente carregado”.
Isso significa que o exportador possui carga suficiente para carregar um container sozinha. Nessa modalidade, o valor do frete é fixo e o contêiner tem apenas um signatário.
Já conhece a diferença entre LCL e FCL, mas ainda não sabe qual escolher para exportar a sua mercadoria?
O ponto de partida mais simples para essa escolha é este questionamento: sua carga é volumosa a ponto de encher um contêiner?
Caso seja uma carga pequena, ela pode ser embarcada com várias outras cargas até que o contêiner esteja totalmente carregado. Então, você pode escolher o transporte LCL.
Mas, se o volume da mercadoria é grande o suficiente para encher um ou mais contêineres, escolha o FCL.
Outro ponto a considerar na escolha da modalidade de transporte são os prazos e custos. Há casos em que, mesmo que a carga não preencha todo o contêiner, compensa optar pelo FCL pela economia de escala.
Exemplificando melhor: a economia de escala acontece quando os custos fixos de transporte de uma carga podem ser diluídos por um maior peso da carga.
Qualquer que seja o volume da mercadoria, conte com um NVOCC para consolidar a sua carga e facilitar o seu processo de exportação.
A consolidação da carga é a primeira atividade do serviço LCL. Nessa etapa, a carga vai para um armazém e fica lá o tempo necessário até que se tenha outras cargas para serem consolidadas.
Fechadas as cargas para completar o contêiner, elas seguem para o porto, para liberação de exportação e carregamento no navio.
Pode ainda ocorrer de as cargas precisarem ser transferidas de contêiner durante as etapas do transporte internacional.
Ao chegarem ao seu destino, as cargas vão para a desconsolidação, que é o processo de separação das mercadorias em remessas. Depois disso, elas são carregadas em outro veículo e levadas até seu destino.
Outra questão importante quando se trata de transporte LCL é a responsabilidade dos embarcadores (donos das cargas) de minimizar as chances de atrasos ou outros problemas.
Para isso, é necessário o comprometimento com o cumprimento das obrigações legais, o envio correto dos documentos e garantir que as mercadorias sejam embaladas com segurança, além da contratação de seguro.
Problemas e atrasos podem aumentar os custos de envio. Para sua tranquilidade, todas essas informações podem ser esclarecidas junto à empresa transportadora.
LCL também é chamado de “carga solta” e FCL de “full contêiner”.
O LCL permite que agentes de cargas, transitários e NVOCC (Non-Vessel Operating Common Carrier - transportador comum não proprietário de navio) contratem o serviço e revendam em lotes menores para exportadores ou importadores.
Quando falamos em NVOCC, nos referimos a empresas com estrutura mundial e expertise para atender a logística da carga.
É a reserva para o transporte da mercadoria em determinada data.
“Desova” é um termo bastante utilizado no transporte marítimo. Assim, desovar um contêiner significa descarregá-lo, retirando toda a carga de dentro dele.
Além dos benefícios já citados, a escolha pelo LCL pode ser também estratégica ao negócio, de diferentes formas:
- Enviar pequenos pedidos para clientes de locais diversos e de forma frequente;
- Menos custo com exportação de pequenos produtos, pois, o frete varia de acordo com o tamanho da carga
- Quando se quer manter níveis baixos de estoque e trabalhar somente com embarques menores de entrada e saída.
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