Os portos de Santa Catarina são referência para o Brasil. Isso significa que há um impacto direto desses portos na logística e na economia brasileira, já que 70% dos produtos entram e saem do Brasil por via marítima.
Em uma faixa litorânea de 531 km, o estado de Santa Catarina apresenta uma das melhores estruturas portuárias do país, com cinco portos de significativa relevância local e nacional.
Muitas empresas optam pelos portos de Santa Catarina pelo posicionamento estratégico entre o sul e o sudeste, bem como devido aos incentivos fiscais recebidos. Um exemplo desses benefícios é o TTD 409, que garante vantagens como diferimento do ICMS, diferimento parcial na operação interna subsequente à importação e, por fim, crédito presumido.
Surgem, no entanto, dúvidas comuns sobre a estrutura desses portos, sobretudo para quem não conhece a realidade catarinense. Neste artigo, vamos mostrar em detalhes algumas das principais características dos portos de Santa Catarina.
Os portos de Santa Catarina aparecem entre os melhores portos do Brasil, especialmente porque contam com excelentes infraestruturas e operam com praticamente todo tipo de carga.
Ao todo, são dois portos privados, ou seja, que não pertencem à União e, desde 2013, podem receber cargas de terceiros. Em contrapartida, os outros três portos são operados e mantidos com investimentos governamentais.
Conheça, a seguir, detalhes dos cinco principais portos do Estado:
O Porto de Navegantes é líder no mercado de contêineres. Na verdade, Navegantes é um terminal localizado dentro do porto organizado de Itajaí.
Segundo informações oficiais, neste porto se concentram 59% da movimentação de contêineres do estado. Talvez você tenha chegado até aqui à procura do “Portonave”. Pois, bem: Portonave é justamente o Porto de Navegantes.
Devido à proximidade com o porto de Itajaí, já que ambos estão no Complexo Portuário de Itajaí, é fundamental que as cargas que entram no canal estejam com o código de Portonave. Também é necessário que o navio atraque na margem correta (à esquerda).
A maioria das cargas que chegam à região vão para Navegantes, o que não prejudica em nada a logística terrestre após a descarga dos contêineres, pois o transporte rodoviário é comum aos dois portos do Complexo, além dos custos de deslocamento serem os mesmos.
Conectado ao Porto de Navegantes pela BR-470, o porto de Itajaí é o segundo maior do país em movimentação de contêineres, somando a movimentação dos terminais da APMT e da Portonave.
Para navios que chegam ao Complexo Portuário de Itajaí, o navio deve atracar na margem direita, além de apresentar o código específico de Itajaí. No caso de carga LCL, cabe ao NVOCC escolher o terminal para realizar a desova do contêiner (neste caso, entre Navegantes e Itajaí).
A autoridade portuária de Itapoá é a mesma de São Francisco do Sul, já que os dois portos estão posicionados na mesma baía. No entanto, o porto de São Francisco não recebe cargas em contêineres através de linhas regulares, o que torna Itapoá o único destino regular ao norte do estado a receber cargas do tipo.
A localização ao norte do estado e, portanto, mais próxima ao sudeste, é um diferencial que chama a atenção. Vale destacar, ainda, a proximidade com grandes cidades como Joinville e Curitiba.
Com relação ao atracar dos navios, é importante destacar a existência de um píer, que obriga os navios a desembarcar com maior distância da praia, justamente devido a características naturais do trecho litorâneo.
Entre os Portos de Santa Catarina, São Francisco do Sul é o principal no recebimento de grãos, soja e fertilizantes, além de material siderúrgico. Atualmente, não opera mais com cargas em contêineres, já que inexistem linhas regulares neste porto.
O porto de Imbituba facilita o atendimento do sul do estado de Santa Catarina e para o Rio Grande do Sul. São realizadas navegações de longo curso, ou seja, importações e exportações, além de cabotagem, que atende setores da agroindústria e agrominerais.
Atualmente, também é responsável por receber produtos derivados do petróleo utilizados para asfalto.
O Complexo Portuário de Itajaí contém dois portos, o de Itajaí (BRITJ - concessão) e Navegantes (BRNVT - privado), controlados pela mesma autoridade portuária. Apesar da proximidade, para que as cargas consigam desembarcar nos portos, é preciso que tenham o código específico de onde o desembarque deve ocorrer.
Para desembarques no Porto de Itajaí, a embarcação deve seguir pela margem direita. Pela margem esquerda, no entanto, deve seguir aqueles navios cujo destino é o Porto de Navegantes.
A relação entre os portos de Itajaí e Navegantes tem uma certa semelhança com a relação entre os portos de Santos e Guarujá. Neste último caso, o desembarque é um ponto muito importante no planejamento logístico, já que as distâncias para o transporte rodoviário são grandes e alteram significativamente o preço.
No caso de Itajaí e Navegantes ocorre justamente o oposto: os custos de transporte rodoviário são iguais e, portanto, desembarcar em qualquer uma das margens não representa prejuízo ou gasto excessivo.
Já citamos algumas características estruturais dos Portos de Santa Catarina, bem como os incentivos fiscais que tornam o estado um dos mais viáveis para a realização de importação.
A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina divulgou dados que mostram que, em 2019, 6,5% de todo o comércio de mercadorias do Brasil ocorreu no estado, representando mais de 46 milhões de toneladas.
Tendo a disponibilidade de cinco portos, dos quais três suportam contêineres, a importação na modalidade de LCL aparece como vantajosa, sobretudo em situações onde o importador não conta com mercadorias suficientes para encher um contêiner inteiro.
Para realizar o embarque de importação através dos portos de Santa Catarina, o importador precisará de um agente de carga ou um NVOCC, pois este consegue reunir as mercadorias de diversos clientes em contêineres com origem e destino iguais.
Por isso é importante escolher um NVOCC que tenha uma estrutura consolidada nos portos do sul do país. A Allink é uma empresa que atua como NVOCC com uma estrutura completa para importação em Santa Catarina.
Neste artigo, conhecemos a estrutura portuária catarinense, não apenas no que diz respeito à infraestrutura, mas também geográfica e fiscal. Vimos, ainda, cada um dos cinco portos de Santa Catarina, com suas particularidades e suporte à importação e exportação de contêiner.
Por fim, exploramos o fluxo portuário de Itajaí e Navegantes, mostrando o funcionamento prático e cotidiano dos dois portos. Gostou do nosso artigo? Continue a se aprofundar e confira nosso material sobre como um NVOCC pode agilizar o processo de consolidação e embarque de cargas.