Como Funciona o AMS e ISF para as exportações com destino aos Estados Unidos e Canadá
Como Funciona o AMS e ISF para as exportações com destino aos Estados Unidos e Canadá

Desde que ocorreu o ataque ao World Trade Center em 11/09/2001, os Estados Unidos em busca de mais segurança, mudou alguns procedimentos e entre eles, exige que todas as cargas que entrem ou passem pelo país sejam declaradas via AMS e ISF. Existe muita dúvida sobre a diferença entre os documentos. Ambos são necessários quando falamos de exportação aos Estados Unidos e Canadá. O AMS é usado para cargas que irão passar ou permanecer em território americano. Já o ISF é a transmissão de informações adicionais da carga para as autoridades americanas. A transmissão do AMS e ISF aos órgãos competentes precisa ser feita por um agente embarcador que tenha uma autorização chamada SCAC Code.


Como esse assunto é muito importante e as pessoas de Comércio Exterior tem bastante dúvida, preparamos um e-book para facilitar seu dia-a-dia.



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Uma vista aérea de um grande navio porta-contêineres atracado em um porto.
Por Carla Lima 26 de fevereiro de 2025
Nosso país, com sua vasta extensão territorial e litoral, possui uma rede de portos do Brasil essenciais para o comércio internacional. Neste artigo, vamos navegar pelos 10 principais portos brasileiros, destacando não só sua história e relevância, mas também a forma como gerenciam cargas diversas, desde cargas completas até o LCL . Cada porto tem sua singularidade e ao longo desta leitura, você terá uma visão completa dessa vasta engrenagem logística que conecta o Brasil ao mundo. Embarque conosco nessa jornada! Estrutura portuária brasileira O Brasil, devido à sua vasta extensão territorial e à diversidade geográfica, conta com uma significativa rede de instalações portuárias, abrangendo tanto a extensa costa litorânea quanto as áreas interiores. Ao todo, o país ostenta 175 instalações portuárias de carga , sendo estas compostas por portos, terminais marítimos e instalações aquaviárias. Ao nos aprofundarmos na geografia interna, percebemos a riqueza de nossas bacias hidrográficas, que têm sido essenciais para a implementação de portos e terminais no interior do território nacional. São 76 terminais situados fora da costa , os quais se dividem da seguinte forma: 18 localizados na Região Sul, 6 na Região Centro-Oeste e um expressivo número de 52 na Região Norte. Estes números são um testemunho da relevância da navegação fluvial e da importância das vias internas como meio de transporte e escoamento da produção nacional. Em contraste com essa vasta rede interior, temos 99 portos e terminais marítimos estrategicamente posicionados ao longo do nosso litoral . Estes, além de serem cruciais para a economia do país, conectam o Brasil a diferentes partes do mundo, permitindo a exportação e importação de uma miríade de produtos. Desta forma, a estrutura portuária brasileira não apenas reflete a diversidade geográfica do país, mas também destaca a capacidade de integração e interconexão entre diferentes regiões, facilitando o comércio e o desenvolvimento sustentável. A lista de portos brasileiros, como vimos anteriormente, pode tornar-se exaustiva. No entanto, a seguir, reunimos os 10 principais portos do Brasil e de maior relevância para importação e exportação: Porto de Santos
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