Allink Neutral Provider
en
Por que utilizar o transporte aéreo de cargas - Allink Neutral Provider
Hoje, queremos conversar com você sobre o transporte aéreo de cargas.

Neste artigo, identificamos as vantagens que esse modal oferece, explicamos quando utilizá-lo para transportar mercadorias e ainda ajudamos você a entender o que levar em consideração na hora de cotar o frete aéreo.

Embarque nesta leitura!

Quais são as vantagens do transporte aéreo de cargas?

O transporte aéreo de cargas se dá por fretamento de espaço em aviões. Trata-se de um modal ágil, confiável e com menor tempo de trânsito.

A seguir, você pode entender melhor sobre o que estamos falando.

Agilidade

O modal aéreo é reconhecidamente o mais ágil em transporte de cargas, se comparado a outros modais. Ele facilita o acesso inclusive a destinos distantes que não possuem transporte marítimo e também para exportação e importação de cargas de caráter urgente.

Segurança e confiança

O transporte aéreo de cargas permite menor tempo de exposição de mercadorias nos armazéns, limitando o manuseio das cargas e reduzindo o risco de furto, extravio ou avarias. Além disso, algumas cargas como eletrônicos e frágeis não ficam expostos às condições climáticas.

Frequência e assiduidade nas entregas

O tempo de trânsito da mercadoria no modal aéreo é menor comparado ao marítimo. Por exemplo: uma exportação para a Alemanha onde de navio podem levar 15 dias de viagem, no aéreo leva horas. Além disso, possui maior frequência de saídas, o que confere mais flexibilidade a quem precisa usar o serviço. Ou seja, ele encurta as distâncias e facilita o cumprimento dos prazos de entrega.

Bom relacionamento com o exportador/importador

O menor prazo de entrega, a maior cobertura de rotas e a maior frequência de serviço aéreo conferem uma experiência positiva e aumentam a satisfação do exportador ou importador.

Leia também:

- Logística Internacional: como otimizar o embarque

- LCL e FCL: Qual diferença e qual escolher

- 5 Dicas para Melhorar a Gestão do Transporte de Cargas de sua Empresa

Quais tipos de cargas são transportadas pelo aéreo?

Antes de mapearmos quais cargas podem ser transportadas pelo modal aéreo, é importante alertar para a importância de sempre consultar seu agente de cargas antes de optar por esse serviço.

O suporte evita incompatibilidade no embarque de mercadorias, assim como custos extras de armazenagem enquanto uma mercadoria é readequada às limitações da companhia aérea ou da aeronave.

Dito isso, as cargas comumente transportadas por modal aéreo são:

- mercadorias perecíveis ou outras mercadorias que podem se deteriorar com rapidez;

- cargas refrigeradas, como medicamentos, alimentos congelados ou refrigerados, entre outros itens, para uso em curto prazo;

- vacinas, equipamentos médicos e de primeiros socorros, insumos e órgãos para transplante;

- animais vivos, sejam eles selvagens, de criação ou domésticos;

- restos mortais - caixão com cadáver (esquifes);

- cargas secas em geral, como eletrônicos não perigosos, partes e peças de máquinas, e também alimentos não perecíveis;

- cargas valiosas, como pedras preciosas, metais, relíquias e outros artefatos de valor, bem como equipamento e componentes de tecnologia de ponta.

Cargas restritas

Aqui estão relacionadas mercadorias que também exigem agilidade na entrega e extrema segurança no transporte, como produtos químicos, explosivos, inflamáveis e isótopos radioativos.

Neste caso, a empresa precisa ter autorização da companhia aérea e atender às exigências da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), já que requerem embalagem e armazenamento específicos.

A prioridade de cargas no transporte aéreo

Em ordem de importância, o transporte aéreo estabelece a seguinte prioridade para transportar tais cargas. Assim, além dos passageiros e suas bagagens, estão as seguintes cargas:

- Alimentos - pelo acondicionamento e segurança com pouco manuseio e troca de modal

-Medicamento - também pelo acondicionamento e segurança com pouco manuseio e troca de modal

- Animal vivo - pela velocidade no transporte, o que evita o desgaste e até morte do animal na viagem.

- Esquife (caixão com cadáver) - pela velocidade e urgência da entrega

- Perecível - também pela velocidade e urgência da entrega

- Carga Seca - cargas em geral que não se enquadram nas categorias acima.

Cuidados e atenção no transporte aéreo

Existem algumas exigências específicas para adequação de embarque de mercadorias no transporte aéreo. São elas!

Cargas Perecíveis

São cargas que demandam cuidado com a manutenção da temperatura. Essa especificidade deve ser compartilhada pelo exportador e observada durante todo o processo de embarque, desde a armazenagem até a retirada no aeroporto de destino.

As companhias aéreas oferecem tarifas diferenciadas para o transporte desse tipo de mercadoria. Além disso, o deadline é menor que o prazo de uma carga seca. Com isso, ela pode ser entregue no mesmo dia para a cia aérea, a depender do horário do voo.

Cargas Perigosas (DG)

Cargas perigosas, ou Dangerous Goods, são mercadorias que oferecem algum risco à saúde, segurança, propriedade ou meio ambiente.

Elas requerem cuidado no armazenamento e transporte, por isso são exigidos os seguintes documentos:.

- MSDS (Material Safety Data Sheet) e/ou FISPQ.

- Shipper's Declaration (não é obrigatório para cotar, mas será obrigatório para o embarque)

Informações sobre o volume das cargas

Outro cuidado essencial no transporte aéreo é a informação sobre as dimensões de cada embalagem. Na hipótese da empresa fornecer dados errados a esse respeito, podem ocorrer os seguintes problemas:

- A companhia aérea pode rejeitar a carga;

- A carga não vai embarcar com a tarifa calculada inicialmente;

- A carga vai ficar mais tempo armazenada no aeroporto, gerando mais custo ao exportador;

- Haverá novos custos com o embalamento correto da mercadoria;

- O frete será alterado, principalmente, se migrar para outra companhia aérea;

- Se trocar de companhia, além do frete, haverá custo de etiquetagem;

- O atraso pode gerar multas contratuais para o cliente.

Entenda o que é necessário para cotação de frete aéreo

A cotação de frete aéreo é realizada por simulação entre as companhias aéreas. Elas disponibilizam o trecho desejado, que atenda no prazo de entrega e a outras necessidades do transporte da carga.

Com essas informações, passa-se para os valores de acordo com o tamanho e tipo da mercadoria a ser transportada.

Em linhas gerais, o valor do frete considera algumas variáveis que se distinguem de um produto para outro. Devem ser avaliados, desse modo:

- Aeroporto de Origem / Aeroporto de Destino - calcular a distância entre eles e a urgência de chegada de um ponto a outro;

- Incoterms - é o acordo de compra e venda entre importador e exportador que define as responsabilidades no embarque;

- Quantidade de volumes / peso bruto / dimensões de cada volume - indicação correta em metros, centímetros, quilos, etc;

- Descrição da carga - compreender exatamente o que se está transportando.

Cálculo do volume

Se a carga possuir 3 volumes com dimensões iguais, estes valores serão multiplicados entre si e pela quantidade de volumes.

O resultado é dividido por um coeficiente definido pela IATA, que equivale a 0,006. Com isso, o peso taxado será o resultado dessa divisão.

Exemplo, se cada volume vale 2,5 x 1,8 x 1,30 metros. A conta será esta:

2,5 x 1,8 x 1,3= 5,85 x 3 = 17,55 / 0,006 = 2925 kg.

Ressaltando que para fazer o cálculo de cobrança do frete correto, é fundamental identificar o tipo de carga transportada, seu peso e tamanho, além do prazo que ela precisa ser entregue.

Obs.: o peso considerado para cálculo do frete aéreo e taxas por kg será sempre o maior resultado entre o peso bruto da carga x peso taxado.

Aeronaves mais comuns no transporte aéreo de cargas

Calma, o nosso artigo ainda não acabou! Ainda temos mais informações sobre o universo do transporte aéreo de cargas. Desta vez, sobre as aeronaves mais utilizadas para esse serviço.

Elas são classificadas de acordo com o tipo de transporte que realizam. Vamos conhecê-las melhor, a seguir!

Passageiro (PAX)

Esse tipo de aeronave leva passageiros e mercadorias. São aviões com uma capacidade menor do que as aeronaves exclusivamente de cargas. Pode baratear o frete se houver muita demanda.

Freighters – Cargueiro (CAO – Cargo Aircraft Only)


São aeronaves do tipo cargueiro, utilizadas exclusivamente para transporte de cargas. Elas são ideais para mercadorias muito grandes ou com grande periculosidade.


Algumas cargas DG (Dangerous Goods), por exemplo, só são aceitas em transporte de avião cargueiro.


Em resumo


Vimos que o aéreo é um importante modal de transporte tanto para a exportação como na importação, principalmente para transporte a longas distâncias e em prazo curto de entrega.


O custo do frete pode ser superior em comparação a outros modais como marítimo ou rodoviário, mas, tal custo se justifica principalmente pela disponibilidade e agilidade do serviço.


Além disso, como pudemos observar, trata-se de um transporte bastante seguro, pois possui menos pausas e menos manuseio de mercadorias.


Se a intenção é transportar produtos perecíveis ou de alto custo, o avião também é o mais recomendado pela segurança e confiabilidade apresentada nas formas de embarque e armazenamento.


Porém, as informações sobre o produto devem ser fornecidas com precisão na solicitação dos custos/cotação. Qualquer erro, pode implicar no atraso do embarque ou ainda, em não embarque.

Em breve, traremos um artigo especial para falar sobre o tema, aguarde!

De todo modo, para não errar nesses detalhes que são muitos e essenciais, conte com suporte de profissionais como os agentes de carga. Eles vão avaliar e auxiliar corretamente na escolha do tipo de transporte ideal para sua carga e necessidade de entrega.

Agora que você conhece as vantagens do transporte aéreo, baixe a nossa planilha de cálculo rápido de frete aéreo e de frete marítimo LCL. Ela vai poder agilizar o seu trabalho de cotação de frete. Até o próximo artigo!

Next
post

Be the first one to know about the latest news.