Allink Neutral Provider
en
O doce e o amargo na cultura do chocolate - Allink Neutral Provider
Com a proximidade da páscoa, pessoas de todas as crenças e culturas compartilham um pensamento em comum"? transformação? renovação? Não: chocolate! Mas, não é como se esse alimento globalmente difundido e com tantos modos de consumo não tivesse seus sentidos.

O pessoal fitness costuma dizer que a gente é o que a gente come. Isso tem um bocado de verdade, não só no que diz respeito ao corpo. Os alimentos também se relacionam com elementos culturais, econômicos e históricos.

Aqui na Allink, a aproximação da páscoa nos instigou a refletir sobre o poder do chocolate, principalmente nessa época. Afinal, o ovo de páscoa não tem um gosto especial, diferente de qualquer outro chocolate?

Vamos compartilhar com você nossa investigação sobre essa iguaria que seduz tantos paladares e te contar onde nos levou toda essa reflexão. Bem-vindo à expedição através universo do chocolate!


2 Curiosidades surpreendentes sobre o chocolate

Como tudo o que é popular, o chocolate é cercado por mitos. Para alguns ele é um vilão da saúde. Para outros, um milagroso elixir. A seguir, selecionamos algumas curiosidades interessantes sobre ele.

1. Comer chocolate te deixa feliz? Faz sentido"?

Já é bem difundido hoje em dia que o chocolate amargo, consumido com moderação, pode trazer benefícios para o organismo por suas propriedades antioxidantes e favoráveis à circulação sanguínea.

No entanto, seu impacto mais relevante é mental. O cacau é rico em triptofano, substância que auxilia na produção de serotonina, hormônio relacionado ao bem-estar. Além disso, ele contém feniletilamina, um antidepressivo natural. Então, está valendo comer um chocolatinho para levantar o astral, só não pode exagerar!




2. Quando um homem recebia um chocolate de uma mulher"?

Na cultura oriental, no dia de São Valentim (data análoga ao dia dos namorados), era tradição as mulheres presentearem os homens com chocolate. Isso expressava admiração, reciprocidade e respeito pelo presenteado. Se sua namorada não te dá chocolate, conta isso pra ela!

Da América para o mundo: a trilha do cacau ao chocolate


Não era apenas no dia de São Valentim que o chocolate carregava significados especiais. De sua origem até os dias atuais, esse doce tão cobiçado é cheio de sentidos atribuídos, que chegam a influenciar a sua valorização econômica. Você já sabe onde tudo começou?

Onde tudo (provavelmente) começou

Estudos sobre a domesticação e cultivo do cacau indicam que sua origem provável foi há cerca de 3,6 mil anos, na bacia do Rio Amazonas, chegando posteriormente à Mesoamérica devido a atividades comerciais entre povos da bacia e da costa do Pacífico.

Sua variedade originária seria o criollo, a mais cobiçada do mundo e muito rara. Passando por mudanças genéticas decorrentes da domesticação para cultivo e consumo, é percorrendo esse trajeto que a iguaria chegou à América Central, onde se acreditava ser sua origem.

De toda maneira, é nesta região que a fruta entra para a história, a partir de seu cultivo nas civilizações Maias e Astecas, que o consumiam em uma mistura à base de água. Para esses povos, o cacau era um fruto sagrado trazido pelos deuses.


Os altos e baixos do chocolate no Brasil

Apesar de ter sua origem nas Américas e, conforme estudos mais recentes, provavelmente na América do Sul, as sementes de cacau que engataram a cultura do fruto no Brasil chegaram da Europa, em 1746.

O Brasil estava no ápice da produção de cacau na década de 1980, chegando a atrair multinacionais. Seu êxito se concentrava na Bahia, que chegou a ser responsável por cerca de 90% da colheita nacional, algo em torno de 400 toneladas.

Neste cenário, veio um declínio que marcaria o cultivo da planta no país por décadas. O primeiro entrave foi o crescimento da produção no continente africano, reduzindo o preço do produto no mercado internacional.

O segundo e derradeiro foi a infestação da vassoura-de-bruxa, um fungo que se espalha pelo ar. A praga apodrecia os frutos, fazia as folhas murcharem e adquirirem coloração marrom até, por fim, secarem.

O evento foi comprovadamente resultado de um ato criminoso, segundo concluiu a investigação da Polícia Federal. Apesar disso, o inquérito foi encerrado em 2006 sem identificar os culpados.


Por que estamos falando de chocolate? A páscoa está aí"?

Você se lembra da sensação de ganhar um ovo de páscoa na infância? Percebe a alegria única de crianças da sua convivência nesse momento? Não é engraçado como o chocolate de todo dia se torna especial na páscoa?

Pode parecer algo banal, mas você consegue imaginar como seria ver os ovos de páscoa para todos os lados, as propagandas no rádio e na TV, outras crianças recebendo esse presente e ser excluído desta celebração? Talvez você até tenha passado por isso"?

Independentemente da crença religiosa, o ovo de chocolate como símbolo de troca na páscoa exprime vários sentimentos e significados: pertencimento, reciprocidade, reconhecimento, sentir que é querido, amado, lembrado.

O coelho, o ovo e seus sentidos antes do chocolate

O coelho e o ovo como símbolos da páscoa compreendem várias histórias e tradições, algumas anteriores ao nascimento de Cristo. Eles são associados principalmente aos rituais de transição do inverno para a primavera, simbolizando a fertilidade e a transformação. Nesse contexto, os ovos eram esvaziados e pintados com grafias referentes à natureza, como florais.

Entre as versões sobre a simbologia do coelho e do ovo, fato é que o chocolate demorou a fazer parte da história. A tradição da troca de ovos, por muito tempo, foi feita com o ovo de galinha decorado e chegou a ganhar versões luxuosas em porcelana e outras matérias primas valiosas.




O chocolate continua a ser mais do que um alimento

A aventura do chocolate, de alimento a expoente econômico, acumula curiosidades que transitam da fisiologia à política. O que percebemos nesse percurso é que o seu consumo e intercâmbio continua mais amplo do que a ingestão de um doce saboroso.

Receber um ovo de páscoa pode elevar a autoestima e trazer alegria a quem recebe, não só porque é rico em triptofano: porque é rico de significados. Toda a aura que envolve o chocolate na páscoa carrega o rastro de seu consumo ritual.

Nos comove saber que, assim como ocorre na produção do cacau na África, muitas crianças brasileiras nunca experimentaram a sensação de receber e comer um ovo de páscoa. Além disso, muitas delas passam por privações e outras situações com um peso que nem adulto deveria carregar. Toda essa reflexão nos levou a uma decisão polêmica"?

Conectar e transformar mundos pode ser levar um sabor diferente logo alí"?

Na semana em que homenageamos o dia do comércio exterior, lembramos que uma das características dessa atividade é promover o encontro entre mundos, ao levar diferentes produtos e experiências para os diferentes cantos do globo. O comércio internacional como atividade profissional e responsável engloba a reflexão sobre a função do setor como desbravador de fronteiras.

Algumas fronteiras, entretanto, não são geográficas e podem estar muito próximas de nós. Fronteiras como as que separam certos grupos sociais de experiências geralmente corriqueiras, como experimentar um ovo de páscoa. Essa visão e toda a reflexão sobre a cultura do cacau nos motivou a tomar uma atitude diferente nesta páscoa.

Procuramos imprimir o sentido de renovação à nossa tradição de presentear os clientes em ocasiões especiais. Em vez de entregar algo previsível como um chocolate para vocês, nos empenhamos em compartilhar algo inestimável: a felicidade do sorriso de uma criança.

Nos articulamos com instituições filantrópicas e públicas que se dedicam, de diferentes maneiras, a garantir direitos fundamentais para crianças em situação de vulnerabilidade social, localizadas em regiões dos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul.

O intuito dessa parceria foi transportar a alegria de uma experiência nova e deliciosa a 1.139 crianças, onde boa parte delas, nunca tive a oportunidade de receber um ovo de páscoa.

Para completar o nosso presente de páscoa a você nosso cliente, em breve vamos compartilhar os registros da felicidade manifestada na expectativa, gratidão e alegria das crianças que receberam o seu presente!

Acompanhe em nossas redes sociais como foram as entregas e venha se emocionar conosco!

Next
post

Be the first one to know about the latest news.