Allink Neutral Provider
en
Entenda qual a importância da embalagem na logística - Allink Neutral Provider
O transporte de produtos requer um bom planejamento e muito cuidado no embarque e desembarque. A embalagem logística é um ponto muito importante em todo esse processo. Ela protege as mercadorias de diferentes maneiras, desde o material à sinalização sobre a natureza da carga.

Sendo assim, a embalagem auxilia os profissionais responsáveis por sua movimentação. Afinal, por mais qualificada que seja a mão de obra, ela precisa de informações para fazer bem o seu trabalho. Para entender qual a importância da embalagem na logística e se preparar melhor para os próximos fretes, continue lendo este artigo!

Qual a importância da embalagem na logística para a vida útil de um produto?


A embalagem de um produto tem duas funções básicas:

- armazenar quantidades maiores de seus exemplares para facilitar a locomoção;
- proteger a mercadoria de maneira adequada contra impactos e fatores ambientais.

Dessa maneira, o tipo, o formato, o material e o preenchimento da embalagem precisa ser bem escolhido. Um produto mal embalado pode ter vida útil menor, além de prejuízo na qualidade. Um bom exemplo para ilustrar a importância da embalagem para a vida útil de um produto são os alimentos.


Vamos pensar no caso do leite, já que é uma bebida bastante sensível à deterioração. A caixinha Tetra Pak é usada para envasar o leite UHT (ultra high temperature), que foi exposto a uma temperatura muito alta, seguido de resfriamento baixo. Esse processo elimina os microrganismos patogênicos e a embalagem garante a manutenção do leite fora da geladeira e sem estragar.


Por outro lado, o envase de leite pasteurizado, que não foi processado a uma temperatura não tão alta quanto o UHT, é feito em saquinhos plásticos. Devido ao processo e ao recipiente, esse alimento precisa manter a temperatura gelada e tem vida útil menor.


Tipos de embalagem na logística


Comentamos que a embalagem logística é fundamental para facilitar o manejo no embarque e desembarque das cargas, entre outros processos envolvidos na movimentação de mercadorias. Para atender às necessidades desse manejo, existem diferentes tipos de embalagem na logística. Elas se dividem em 5 níveis:

Embalagens Primárias

A embalagem primária é aquela na qual está o produto. Ela prece, portanto, o processo logístico referente ao transporte das cargas. Por outro lado, ela é determinante para indicar quais deverão ser as características das embalagens dos demais níveis, uma vez que carrega informações, como sua composição e cuidados no armazenamento.

Embalagens Secundárias

A embalagem secundária é o primeiro nível dentre os tipos de embalagem na logística com a função de agrupar as unidades do produto. Contudo, ela ainda o faz conforme uma quantidade adequada para o consumidor final. É o caso, por exemplo, do engradado ou das caixas de cerveja.

Embalagens Terciárias: entrando no campo específico da logística

Diferente dos primeiros casos, embora a embalagem terciária possa chegar para consumo na venda em atacado, ela já entra no processo logístico para facilitar o transporte de grandes quantidades do produto. Portanto, ela precisa ser composta de materiais mais resistentes e adequados para a preservação e proteção da carga.
Com isso, podem precisar de itens auxiliares, por exemplo, no caso de mercadorias de vidro, o uso de papel, isopor ou afins para acomodar as embalagens menores com estabilidade, sem risco de quebra. São comumente utilizados na embalagem terciária: bobinas, big-bags, contentores, paletes, caixas, tambores, sacos, entre outros.

Embalagens Quaternárias

A embalagem quaternária é indicada para o armazenamento e para movimentar os produtos em larga escala, ou seja, é uma embalagem de logística comum. Ela será muito importante para a estufagem da carga, pois permite aproveitar melhor o espaço de armazenamento ou do veículo de transporte. Um dos principais exemplos de embalagem quaternária é o palete, que permite que seja sobreposto um lote de mercadorias sobre outro.

Quinto Nível: embalagens na logística para longas distâncias

O quinto nível é um tipo de embalagem na logística diferenciado dos primeiros, pois é adequado para transportar as mercadorias por longas distâncias, particularmente para importação e exportação. O caso mais emblemático desse tipo de embalagem é o container.

Principais materiais utilizados em embalagens na logística e suas indicações


A variedade de embalagem na logística é grande, mas algumas são mais frequentes no dia a dia desse setor. Veja quais são elas e suas aplicabilidades.

Papelão

O material mais utilizado em embalagens é certamente o papelão. Ele oferece muitos benefícios: é seguro, reciclável e versátil, podendo se adaptar a diferentes gramaturas e formas. Sua indicação é para mercadorias secas e sem necessidades específicas de acondicionamento.

Isopor

Comumente usado em transporte de eletrodomésticos e eletroeletrônicos. Isso acontece porque o isopor oferece uma boa proteção contra atritos. Ele também é muito apropriado para transporte de alimentos refrigerados e/ou com necessidade de estabilidade na temperatura.

Plástico

O plástico é mais comum em embalagens primárias em sua moldagem mole, com a função principal de armazenar produtos pequenos. Eles também são muito utilizados como auxiliares, caso do plástico bolha e dos balões de plástico inseridos em caixas para conferir estabilidade aos produtos.
Todavia, particularmente por seu protagonismo como vilão do meio ambiente, outras alternativas têm sido preferidas. Seu diferencial se mantém, contudo, para proteção de cargas contra umidade.

Madeira

Na logística, embalagens de madeira são encontradas principalmente na forma de paletes ou de caixas. São comuns no armazenamento de produtos agrícolas e maquinários.

Ligas metálicas

As ligas metálicas ou latas de aço são utilizadas especialmente para transportar peças de metal. O material é resistente, proporciona proteção contra a umidade e o calor, além de ser facilmente reciclável.

Cuidados na escolha da embalagem no processo logístico


A escolha da embalagem adequada é determinante para o sucesso do processo logístico. Além disso, ela tem impacto nas vendas e na satisfação do cliente. Afinal, a preservação e conservação do produto depende muito do recipiente. Diante disso, alguns cuidados para escolher devidamente a embalagem logística são:

Adequação às características do produto

As especificações do produto devem ser observadas para escolha do material e formato adequado da embalagem. Mas, além disso, deve-se considerar o tamanho da carga e planejar um bom aproveitamento do espaço.
Para isso, não se deve optar por uma embalagem muito justa, que pode amassar ou rasgar as embalagens menores. Por outro lado, a sobra de espaço pode prejudicar a estabilidade da mercadoria, causando atritos e avarias.

Impacto ambiental

Quanto menor o impacto ambiental causado pela embalagem na logística melhor. Afora o cumprimento de requisitos atuais relacionados à sustentabilidade, como o ESG, isso também pode proporcionar economia ao optante, por exemplo, com o uso de embalagens retornáveis.

Custos de embalagem

Lembrando que o valor da embalagem é repassado ao cliente, deve-se evitar que seu custo seja elevado e inviabilize a venda. Ao mesmo tempo, é preciso que ela seja resistente e adequada. A dica é usar a velha balança do custo-benefício.

Certificação

Para ter mais tranquilidade, é importante avaliar se a embalagem na logística tem a certificação do Inmetro. Assim, a empresa terá a garantia de que ela é segura e cumprirá o que promete.


A embalagem na logística é importante porque compreende várias funções: armazenamento e manuseio adequados; facilidade no carregamento e transporte; satisfação e atratividade da parte do cliente. Diante disso, sua importância é inquestionável, tanto para fins logísticos quanto comerciais.


Ao lado da embalagem, outra escolha fundamental nos processos logísticos é a modalidade de transporte. Quer saber mais? Então baixe o infográfico LCL x FCL e descubra qual escolher.
Next
post

Be the first one to know about the latest news.