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O papel das empresas NVOCC na infraestrutura logística do comércio internacional - Allink Neutral Provider
Em qualquer contexto, as atividades comerciais precisam de uma infraestrutura logística mínima para acontecer. Isso inclui desde uma pequena fábrica a uma grande produtora de softwares.

Esta é uma característica da logística, já que ela engloba atividades corriqueiras, como o armazenamento, deslocamento e distribuição de volumes. Portanto, podemos considerar que ela está presente em nossa vida cotidianamente.

Em contrapartida, ela pode alcançar níveis de complexidade muito grandes, conforme diferentes fatores. A quantidade de cargas, a distância entre os pontos de distribuição, a natureza do produto, as normas territoriais: tudo isso passa pela infraestrutura logística.

É presumível que quando se trata de comércio internacional estamos lidando com o maior grau de complexidade da atividade logística. Afinal, ela envolve diferenças culturais e legais ainda maiores do que o normal, além de vários processos e agentes atuando em uma relação de interdependência.

As empresas NVOCC são parte importante neste cenário, embora o conhecimento sobre o que elas são e fazem seja pouco claro para a maioria das pessoas, mesmo as que atuam no campo do comércio exterior.

Nesse artigo, vamos trazer algumas informações relevantes sobre o assunto. Continue!

Como funciona a infraestrutura logística do comércio internacional?

A finalidade de uma infraestrutura logística é otimizar os fluxos responsáveis por fazer um produto chegar do fabricante ao consumidor final. Dessa maneira, ela sempre terá como objetivos:

- centralizar e padronizar as operações;

- assegurar qualidade com redução de erros e custos;

- garantir que as mercadorias cheguem na quantidade correta;

- proporcionar controle dos percursos de recepção e entrega;

- contribuir para a satisfação do cliente final.

Entretanto, o comércio internacional impõe outros pontos de atenção, específicos do trânsito de cargas entre fronteiras. É preciso considerar, por exemplo:


- tradução das faturas e outros documentos pertinentes nas línguas dos países de origem e destino;

- conhecer e garantir que as leis de cada território sejam contempladas;

- conhecer e aplicar normas e regulamentos globais, a exemplo dos Incoterms;

- considerar o que é determinado por possíveis acordos comerciais internacionais.


Portanto, a infraestrutura logística voltada para importação e exportação poderá assumir diferentes orientações de acordo com a natureza dos produtos, quantidade, distância, local de origem e de destino.


A importância da logística para o comércio exterior

A importância da logística para o comércio exterior está implícita nos objetivos dessa atividade. É ela que confere eficiência aos processos de importação e exportação, contribuindo para o sucesso das relações comerciais entre os países.


Diante de um mercado global, a infraestrutura logística é determinante para assegurar a competitividade dos territórios, influenciando, dessa maneira, em um panorama econômico e político mais amplo para os países.


A infraestrutura internacional envolve diferentes operadores

Para que todo o processo da logística internacional ocorra com perfeição, ela atua com diferentes operadores, centralizando em um deles a responsabilidade de coordenar as ações.



Alguns desses agentes envolvidos na infraestrutura logística internacional são pouco conhecidos, ou têm suas funções pouco claras, até mesmo para pessoas do segmento. Dentre eles, as empresas NVOCC estão dentre os operadores menos compreendidos.

Ironicamente, dentre os operadores logísticos do comércio exterior, os NVOCCs são os que atuam sempre em interlocução com outros atores, oferecendo um aporte diferenciado e de suma importância para o funcionamento da atividade. Entenda melhor a seguir!


As empresas NVOCC entre os operadores da infraestrutura logística internacional

Um dos problemas encontrados para conhecer as especificidades e atribuições dos operadores do comércio exterior no Brasil é a falta de regulamentações adequadas para cada um deles.



Neste contexto, há muita confusão ao associar as nomenclaturas e as atividades dos diferentes executores. As empresas NVOCC, por exemplo, embora atuem no país há décadas, continuam a ser um mistério para muitas pessoas envolvidas com o comex.

Diante deste cenário, vamos procurar a seguir esclarecer o que é o NVOCC, o que ele faz e como se relaciona com alguns dos principais operadores da infraestrutura logística internacional.


O que é um NVOCC?

A sigla NVOCC vem do inglês (Non Vessel Owning Common Carrier - "carregador que não é um operador de navio"). As empresas NVOCC também são conhecidas como “amadores virtuais”, por não serem proprietárias dos meios de transporte.



Desse modo, o NVOCC é um operador que tem como natureza reunir mercadorias de diferentes empresas que tenham em comum a mesma origem e destino e colocar dentro de um mesmo container. Para que essa consolidação aconteça, o NVOCC precisa ter estrutura mundial com capilaridade para conseguir atender a logística da carga.


Como um NVOCC trabalha?

Para oferecer e realizar os seus serviços em todo o globo, o NVOCC cultiva uma rede de NVOCC que o representa nos principais países do mundo. Essa conexão com uma variedade de operadores é o que assegura que essas empresas possam oferecer o modal de transporte LCL.


O LCL é uma modalidade de frete que transporta menores volumes de carga. Neste modal, o NVOCC reúne as cargas fracionadas e articula a consolidação delas em um container conforme a semelhança das rotas, proximidade das datas de embarque, além de outras particularidades, como a viabilidade de que elas ocupem o mesmo container ou não.


Para ilustrar a continuidade do processo, vamos pensar em um caso de embarque de carga LCL de importação para o Brasil. Nesse contexto, para que tudo ocorra da maneira correta, a empresa NVOCC no exterior segue instruindo seu representante no país de destino informações sobre as particularidades das cargas.


Nesse contexto, a empresa lá no exterior que precisa embarcar para o Brasil, entregará no armazém designado pelo NVOCC sua mercadoria.


Nesse terminal, essa carga se juntará com milhares de outras cargas que podem ter destino Brasil ou não, ou portos brasileiros distintos. É papel nesse momento do NVOCC fazer a separação e encaixar cada carga em seu respectivo container, respeitando o destino desse embarque. Esse trabalho exige uma atenção grande, porque uma carga que deveria ter destino Buenos Aires, pode ir parar nos Estados Unidos, por exemplo. Além da atenção de juntar cargas com o mesmo destino, é necessário estar alerta no processo de estufagem do container, pois colocar cargas de vários tamanhos num mesmo recipiente é trabalho de especialista.


Por conseguinte, após a estufagem do container, o NVOCC leva o equipamento até o terminal do armador (isso pode ocorrer via caminhão, trem, etc), que será responsável por transportar a carga via navio até um terminal localizado no Brasil.


Logo que a carga chega ao Brasil, o NVOCC faz a retirada do container no terminal do armador e leva até o armazém utilizado por ele para fazer a desconsolidação da carga, chamada também de desova.


Simultaneamente, realiza-se a apresentação da documentação pertinente ao NVOCC para a Receita Federal do Brasil e, em formato digital, a documentação para liberação junto à alfândega.


A partir do momento que a Receita Federal do Brasil libera e conecta todas as informações, abre-se o container e realiza-se a desconsolidação física da carga, separando-as por lote para que os clientes possam dar andamento ao processo de liberação aduaneira e posteriormente vir buscá-la.


Nesse processo, é fundamental que os prazos sejam respeitados, a fim de evitar problemas administrativos que prejudiquem o fluxo.


A relação das empresas NVOCC com outros operadores da logística internacional

É uma particularidade do NVOCC ter outros operadores logísticos do comércio exterior como parceiros. Neste cenário, algumas relações se destacam e ajudam a compreender o funcionamento destas empresas, como demonstraremos a seguir.


Armadores

De um modo geral, os armadores são os operadores das embarcações. Eles podem ser proprietários ou possuírem concessão para utilização dos navios.


Os armadores são uma parceria importante para os NVOCCs. Eles recebem o container e armazenam em seu terminal de embarque, onde ele fica depositado até a chegada do navio, depois realizam o transporte e entrega no destino estipulado.Portanto, a qualidade dos armadores exerce um forte impacto na qualidade dos serviços de um NVOCC.


O papel e a importância das empresas NVOCC para a infraestrutura logística do comex

Embora as empresas NVOCC exercem funções de grande impacto para a infraestrutura logística internacional. Sem essas empresas, muitas demandas de importação e exportação não seriam realizadas. Entenda a seguir o que diferencia e torna o NVOCC fundamental para o comércio exterior.


Viabilidade para o transporte internacional de pequenos volumes

Nem sempre os importadores e exportadores têm carga suficiente para ocupar um container inteiro. Neste caso, eles acabariam pagando por um espaço que não utilizariam.


Fora isso, o uso de um container inteiro para uma carga que não ocupa o espaço, demandaria medidas logísticas para o preenchimento do espaço vazio, implicando no uso de materiais para isso.


O NVOCC evita este cenário de desperdício, geração de resíduos e encarecimento de mercadorias a partir do frete LCL, que consiste na consolidação de cargas de diferentes empresas em um mesmo container.


Frete proporcional para cargas fracionadas

Como é possível presumir no tópico anterior, a atuação das empresas NVOCC proporciona economia para os importadores e exportadores, uma vez que eles pagam um valor proporcional ao espaço que vão utilizar.


Essa economia não tem impacto apenas para os operadores envolvidos no comércio internacional. Deve-se considerar que a economia no transporte das mercadorias tem impacto no consumidor final e, em muitos casos, é graças a isso que a comercialização de um produto mantém-se viável.


Capilaridade internacional que amplia a variedade de rotas

Outro diferencial dos NVOCCs ultrapassa a operação de cargas menores. Estas empresas também contam com uma capilaridade internacional mais ampla, uma vez que atuam com uma rede de parceiros e correspondentes em diferentes locais do globo.


Considerando que outros operadores da infraestrutura logística internacional costumam atuar com rotas que apresentam volume e regularidade, eles acabam não contemplando certos lugares, particularmente localizados no interior ou em regiões menos populares dos países.


Contando com uma rede de interlocutores internacionais qualificados, o NVOCC consegue providenciar que a carga chegue mesmo a estes locais. Aqui na Allink contamos com a plataforma Worldwide Alliance - WWA, que faz essa magia toda ocorrer.


Especialidade diferenciada na operação logística de cargas

Uma particularidade do frete LCL é lidar com cargas de diferentes naturezas, tamanhos, pesos, formatos, dentre outras singularidades. Dessa maneira, a estufagem dos volumes no mesmo container exige um nível de especialidade e infraestrutura logística diferenciada.


Existem tipos de produtos que não podem ser colocados junto a outros para garantir a integridade de todos; existem determinados formatos que não são adequados a um container padrão utilizado para o LCL; existem cargas que ultrapassam o peso permitido, dentre outros cuidados.

Dessa maneira, enquanto o modal FCL tem uma carga previsível e padronizada, o LCL exige análise e planejamento minuciosos para a adequada estufagem das cargas no container. Soma-se a isso a necessidade de que toda a rede com a qual opera a NVOCC seja igualmente qualificada e que se mantenha um fluxo de comunicação excepcional com essa rede.


Por conseguinte, o nível de especialização em gestão logística das empresas NVOCC, que oferecem o LCL, é muito maior do que o de outros operadores do comércio exterior. É justamente por essa razão que eles contratam essas empresas.


Afinal, faz sentido que os demais agentes, que compreendem outros serviços, dentre os quais a captação das demandas de importação e exportação, prefiram se concentrar em suas próprias especialidades e contratem um especialista logístico para realizar o serviço pertinente.


É com parceria que a magia do NVOCC acontece!

Diante da relação que as empresas NVOCC cultivam com os demais operadores da infraestrutura da logística internacional, conseguimos perceber que o seu trabalho só acontece se houver parceria.


Quando colocamos lado a lado os diferentes agentes atuantes no comércio exterior, visualizamos entre os seus papéis, mais uma lógica de interdependência do que de competição. É essa diferença que faz o comércio exterior acontecer para todos, dos maiores e menores empreendimentos.


As funções e particularidades dos modais FCL e LCL estão dentre os elementos que ilustram com maior clareza a relação de complementaridade dos operadores da logística internacional e seus respectivos processos.


Para amarrar esse conhecimento, disponibilizamos um infográfico super completo que você pode sempre ter por perto para consultas futuras, e até mesmo, ajudar os clientes de forma mais assertiva, mostrando com detalhes cada etapa dos processos necessários para levar a carga dele de um ponto ao outro.


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